Quantcast
Channel: O Melhor Do Piauí
Viewing all 1135 articles
Browse latest View live

UFPI ofererece 6.825 vagas para cursos a distância

$
0
0
O Reitor da Universidade Federal do Piauí, por meio da Coordenadoria Permanente de Concursos (COPESE), publica o Edital nº 06/2014 contendo as normas, as rotinas e os procedimentos referentes ao Processo Seletivo Específico- Educação a Distância- PSE-EAD/2014.

São oferecidas 6.825 (seis mil, oitocentas e vinte e cinco) vagas em 15 (quinze) cursos da Universidade Federal do Piauí (UFPI), na modalidade a Distância, em 33 pólos da Universidade Aberta do Brasil-UAB, situados em 31 municípios do estado do Piauí e 02 do estado da Bahia.

A solicitação de inscrição será efetuada exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.ufpi.br/copese, a partir das 09h do dia 24/03/2014 até às 23h e 59 min do dia 23/04/2014, observado o horário local.

Confira o Edital


Dilma tem 40% e venceria no 1º turno

$
0
0
Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (20) atribui 40% das intenções de voto para a presidente Dilma Rousseff se a eleição presidencial fosse hoje. O segundo colocado é o senador Aécio Neves (PSDB-MG), que aparece com 13%, e o terceiro, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), com 6%. Pastor Everaldo (PSC) registrou 3% e o senador Randolfe Rodrigues (PSOL), 1%. Os demais possíveis postulantes – Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB) e Mauro Iasi (PCB) – não pontuaram.


Nesse cenário, o mais provável, Dilma venceria no primeiro turno porque a soma das intenções de voto dos adversários não supera o percentual que ela obteve. A pesquisa – a primeira com oito possíveis candidatos à eleição presidencial deste ano – indica que 12% dos entrevistados não responderam ou não sabem em quem vão votar. Os que disseram que votarão em branco ou nulo somaram 24%.

Os candidatos que disputarão a eleição serão oficialmente conhecidos em junho, quando os partidos terão de realizar convenções para definição dos nomes.

O Ibope ouviu 2.002 eleitores entre 13 e 17 de março. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos (isso quer dizer que um candidato com 10%, por exemplo, pode ter intenções de voto variando entre 8% e 12%). O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TSE) sob o protocolo nº BR-00031/2014 – as normas eleitorais determinam que todas as pesquisas realizadas no ano da eleição sejam registradas no TSE.

Marina Silva
O Ibope também simulou um cenário em que o candidato do PSB é a ex-senadora Marina Silva, atualmente cotada para ocupar a posição de vice na chapa de Eduardo Campos.

Nessa hipótese, Dilma teria os mesmos 40% e também venceria no primeiro turno; Aécio soma 13%; Marina, 9%; Pastor Everaldo, 2%; Randolfe, 1%; e Eymael, Levy Fidelix e Mauro Iasi, 0%. Brancos e nulos somariam 23% e os que não sabem ou não responderam, 11%.


Com três candidatos
Outros dois cenários experimentados pelo Ibope reúnem como candidatos somente Dilma, Aécio e Campos e Dilma, Aécio e Marina.

Seja no cenário com Campos, seja no cenário com Marina, a presidente seria reeleita no primeiro turno.

Na comparação com pesquisas realizadas pelo Ibope em outubro e novembro (veja no gráfico ao lado), que envolviam somente três prováveis candidatos, todos se mantiveram numa condição de estabilidade, à exceção de Marina Silva, que era a segunda colocada no levantamento de outubro, caiu em novembro e, neste mês, aparece em situação de empate técnico com Aécio Neves.

Segundo turno
Na hipótese de segundo turno, o levantamento do Ibope testou eventuais confrontos entre Dilma Rousseff e Aécio Neves; Dilma e Marina Silva; e Dilma e Eduardo Campos. Em todos os casos, a presidente supera os rivais:

- Dilma: 47%
- Aécio: 20%
- Brancos e nulos: 25%
- Nâo sabem/ não responderam: 9%

- Dilma: 45%
- Marina: 21%
- Brancos e nulos: 24%
- Nâo sabem/ não responderam: 10%

- Dilma: 47%
- Eduardo Campos: 16%
- Brancos e nulos: 26%
- Nâo sabem/ não responderam: 11%

Espontânea
Na modalidade espontânea da pesquisa (em que o pesquisador simplesmente pergunta ao eleitor em quem ele pretende votar, sem apresentar uma lista de possíveis candidatos), os nomes mais mencionados foram:

- Dilma Rousseff (23%)
- Lula (7%)
- Aécio Neves (6%)
- Eduardo Campos (3%)
- José Serra (2%)
- Marina Silva (2%)
- Outros (1%)
- Brancos e nulos (18%)
- Não sabem/não responderam (37%).


G1

Rayssa Fernandes é a nova ring girl do XFC. Fotos!

$
0
0
Rayssa Fernandes, namorada do cantor Bruno do KLB é a nova ring girl do XFC, evento de MMA que tem a cobertura exclusiva da Rede TV. A gata exibiu o corpo em forma que conquistou o cantor que também esteve no evento para prestigiar o evento e a namorada.







Fonte: WRL Models / Foto: Divulgação

Aumentam esperanças de solucionar caso de avião desaparecido

$
0
0
As esperanças de descobrir o paradeiro do avião da Malaysia Airlines desaparecido em 8 de março com 239 ocupantes aumentavam neste domingo, após a localização de um palete de madeira e vários cintos de segurança ou correias no Oceano Índico.

Novos dados de um satélite francês, que detectou restos de objetos flutuantes na principal área de busca, segundo a Malásia, reforçam a impressão de que a investigação avança.

Autoridades australianas anunciaram hoje que um dos aviões envolvidos nos trabalhos de busca ao Boeing 777 da Malaysia Airlines localizou um palete e vários cintos ou correias no Índico.

"Ainda é cedo para serem conclusivos, mas temos agora várias pistas confiáveis, e existe uma esperança crescente de descobrir o que aconteceu com este avião infeliz", disse o premier australiano, Tony Abbot.

Satélites australianos e chineses registraram grandes objetos flutuando no sul do Índico, e o ministro dos Transportes da Malásia afirmou que a França obteve dados semelhantes "nas proximidades do corredor meridional".

A Autoridade Australiana de Segurança Marítima (Amsa) confirmou que um dos aviões civis que participam das buscas localizou os objetos, a primeira visualização desde o começo da procura pela aeronave desaparecida.

O coordenador das operações aéreas da Amsa, Mike Barton, explicou que os paletes são usados para embalar mercadorias nos aviões, motivo pelo qual a descoberta pode ser uma pista. "Até que possamos observar os objetos melhor, não podemos dizer se eles estão relacionados", assinalou.

Mais barcos e aviões

Quatro aviões militares e quatro aparelhos civis enviados à região para tentar localizar novamente os objetos não observaram nada de significativo.

Segundo a imprensa local, a China enviou sete barcos, que se somam aos que já operam no lugar.

O navio da Marinha australiana HMAS Success chegou na tarde de ontem à área de buscas, onde já operam dois navios mercantes.

Um avião P3 Orion da Força Aérea Real da Nova Zelândia dotado de equipamentos de observação eletro-óptica também chegou à região, mas detectou apenas bancos de algas.

Dois terços dos 227 passageiros eram chineses, e a irritação cresce entre seus familiares pela forma como as autoridades malaias têm conduzido a crise.

O voo MH370 da Malaysia Airlines desapareceu dos radares civis em 8 de março, quando fazia o trajeto entre Kuala Lumpur e Pequim. Duas semanas mais tarde, os investigadores malaios estavam convencidos de que o avião havia sido desviado deliberadamente.

Foram levantadas três hipóteses para explicar o desaparecimento: sequestro, sabotagem feita pelos pilotos, ou uma crise repentina, que incapacitou a tripulação e levou o avião a voar com o piloto automático por horas, até o fim do combustível e a queda no mar.

A descoberta de restos no sul do Índico pode sustentar a teoria de sequestro, na qual acredita a maioria dos familiares.



MSN

Policlínica de Picos será inaugurada no próximo mês

$
0
0
Uma ótima notícia para toda a população da macrorregião de Picos foi divulgada na manhã desta quinta-feira (13) pelo governador Wilson Martins. A data da inauguração com pronto funcionamento da Policlínica de Picos, cuja nova denominação é CAMPI (Centro de Assistência Médica de Picos), foi marcada para o próximo dia 1 de abril.

A abertura do Centro de Assistência Médica de Picos só é possível através de um grande esforço da parceria entre Governo do Piauí, Prefeitura de Picos e a Associação ProBrasil, que angariou recursos do Hospital de Trauma de Belim – UKB, da Alemanha, para sua construção. A diretoria e o conselho administrativo do CAMPI estão buscando mais parcerias para que a previsão inicial de atendimento, que é de mil pacientes por mês, seja rapidamente ampliada.

“Inicialmente atenderemos a população com as especialidades de urologia, ortopedia, neurologia, cardiologia, radiologia e cirurgia geral, através da Central de Marcação do Sistema Único de Saúde (SUS)”, explica a doutora Milena Leal, diretora geral do CAMPI.

Milena Leal destaca ainda que o Centro terá atendimento 100% gratuito e que será realizada uma contratação emergencial de profissionais para sua abertura imediata. “Temos o apoio incondicional do governador Wilson Martins e do prefeito de Picos, Kleber Eulálio, para colocarmos o Centro de Assistência Médica de Picos em funcionamento. Estamos também preparando uma seleção pública para contratação de técnicos de enfermagem, radiologia, digitadores, recepcionistas e dos especialistas”, completa a diretora.

Uma parceria para saúde da região de Picos

A macrorregião de Picos é a segunda maior do Piauí. O projeto da implementação de uma Policlínica é, portanto, de grande importância para atender as necessidades de cerca de 443.000 habitantes dos 60 municípios da macrorregião. Nos últimos anos a Associação ProBrasil vem se articulando com os governos estadual e municipal no processo da preparação deste projeto, com a participação de vários parceiros como o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI).

O Centro de Assistência Médica de Picos funcionará como ambulatório, com a realização de consultas, exames e pequenas cirurgias eletivas. Os cidadãos dos pequenos municípios da região poderão marcar sua consulta nas secretarias de saúde de suas cidades e depois se dirigirem até o CAMPI para seu atendimento.




APPM

Casal é achado morto no Litoral do PI e polícia suspeita de envenenamento

$
0
0
Um casal foi encontrado morto na noite dessa quinta-feira (13) no Residencial Colina do Alvorada I, bairro João XXII, na cidade de Parnaíba, Litoral do Piauí. Segundo o coronel Raimundo Sousa, comandante da Polícia Militar, os policiais foram ao local por volta das 19h, entraram na casa e encontraram os corpos na cama do quarto, mas nenhum tinha sinais de violência. A polícia suspeita de envenenamento, já que frascos de remédios e um vidro com um líquido branco estavam no local.

“A Polícia Militar isolou a área e acionou os peritos da Polícia Civil. A princípio, eles constataram que os corpos não apresentavam sinais de violência, mas recolheram remédios e um frasco contendo um líquido branco, que acreditamos ser veneno”, informou o coronel.

Ainda segundo o coronel Sousa, o casal não moravam na casa e o local seria usado apenas para encontros amorosos. O homem tinha 53 anos, era casado e teria um relacionamento extraconjugal com a mulher de 47 anos. Ela morava no Conjunto Jair Sousa e há quatro dias não ia para sua casa.

O corpo das vítimas foi recolhido para o Instituto de Medicinal Legal (IML), onde passará por exames nesta sexta-feira (14). “Os corpos foram enviados ao Instituto e passaram por exame cadavérico hoje. Também vamos recolher amostras para realização de exames toxicológicos e esse material será enviado para Teresina, porque não temos laboratório aqui em Parnaíba”, informou o coordenador do IML de Parnaíba, Charles Piter.

Ainda de acordo com o coordenador, o laudo com exame cadavérico pode sair em até 10 dias, já o toxicológico pode demorar um pouco mais. “Se o cadavérico trouxer respostas para o crime, o resultado pode sair em até 10 dias, caso contrário, teremos que esperar o resultado dos exames toxicológicos que dependeram do laboratório de Teresina”, destacou Charles Piter.



G1

Manutenção da Eletrobras deixará oito cidades do Piauí sem energia

$
0
0
A Eletrobras Distribuição Piauí informou que vai interromper neste domingo (16) o fornecimento de energia elétrica para realizar serviços de melhoramento e manutenção da rede de distribuição atingindo oito municípios do Médio Parnaíba. Entretanto, as cidades ficarão sem fornecimento apenas por algumas horas.

Segundo nota da empresa, a interrupção será necessária para a execução de poda de árvores, substituição de poste quebrado equipamentos (chaves e pára-raios) e instalação de novos equipamentos com o objetivo preventivo de garantir a continuidade no fornecimento de energia.
O desligamento será feito no horário de 6h às 9h em São Pedro e Água Branca; no horário de 7h50 às 9h10 em Olho D’Agua, Lagoinha, Barro Duro, Passagem Franca, Agricolândia e Miguel Leão.

De acordo com a Eletrobras, caso os serviços sejam concluídos antes do prazo previsto, a rede será energizada sem qualquer outro aviso.




G1

Escola pública de cidade do Piauí tem alunos motivados e ótimos resultados

$
0
0
No Brasil, temos 40 milhões de alunos. Ou seja, um quinto da população está na escola. Somos a sexta maior economia do mundo, mas na educação, estamos em 88º lugar. Os professores ganham mal e os alunos não gostam das aulas. Por que tem que ser assim?

“A gente tem no Brasil uma tendência de arrumar culpado. E quando você vai no fundo, cadê o culpado? O culpado morreu há 30 anos e você está oprimido por aquele culpado. A gente tem que tomar conta do Brasil”, afirma Viviane Mosé, filósofa.

Algumas escolas já começaram a tomar conta do Brasil. O Fantástico pesquisou e encontrou escolas públicas em áreas pobres que possuem uma educação com qualidade de primeiro mundo, com médias melhores que as de escolas particulares e aprovando a maioria dos alunos no vestibular.

“Nós chegamos a ter instantes dentro dessa escola que tínhamos que expulsar os alunos, no bom sentido. Aqui parecia que era o melhor lugar. O menino estudava de manhã, mas ele queria ficar à tarde, queria ficar à noite, queria passar a madrugada estudando, porque aqui ele se sentia bem”, conta Narjara Benício, diretora regional.

A equipe do Fantástico viajou 12 mil quilômetros pelo Brasil, visitou escolas, conversou com pais, alunos, professores, especialistas na área de educação e com pessoas que vieram de escolas públicas.

Na série Educação.doc , viaje com o Fantástico e descubra o segredo dessas escolas públicas de alta qualidade.

O primeiro destino é Cocal dos Alves, no Piauí, uma pequena cidade, de economia rural, em um dos estados mais pobres do Brasil. Lá, a escola Augustinho Brandão já acumula dezenas de medalhas em Olimpíadas de Matemática e Química, e prêmios nacionais de astronáutica, astronomia e física. No Enem, está acima da média nacional.

“Em 2010, a escola aprovou todos os alunos que fizeram o vestibular. Todos”, destaca Aurilene Vieira, diretora.

“Se o pessoal se conscientizasse que a educação pode transformar, ia acontecer uma grande diferenciação. E foi o que aconteceu nesse colégio. Conscientizar tanto alunos quanto professores”, diz Franciele de Brito, aluna.

“Eu ouvi a vida toda que a educação pública é uma educação de péssima qualidade. Cresci ouvindo isso. E eu faço de tudo para mudar essa realidade. Eu acredito na escola pública. Não é possível que não dê certo em um país tão lindo, tão cheio de diversidades culturais, tão rico, não tem por que a educação não dar certo”, afirma Socorro Vieira, professora.

A mudança em Cocal dos Alves começou em 2003, quando a diretora Narjara e um grupo de professores receberam a missão de abrir a primeira escola de ensino médio da cidade.

“Aqui, nesse início de trabalho, vivenciamos as situações mais adversas que o público possa imaginar, de falta de tudo. Mesmo assim o trabalho aconteceu. Quando aconteceu, os apoios, aquilo que já era para estar sendo fomentado naturalmente, aconteceram”, revela Narjara Benício, diretora regional.

Para abrir a escola era necessário que os professores fizessem uma especialização na universidade. E isso foi feito.

“Na tentativa de ingressar os professores na universidade, tivemos nossos primeiros embates políticos. Aconteceu que no primeiro ano, nos esforçamos bastante para que todas as pessoas que ingressassem por Cocal dos Alves, para estar no ensino superior, fossem de Cocal dos Alves. E para isso, eu tive que fazer uma loucura. Porque aí tem: ‘Ah, queria beneficiar o fulano da cidade vizinha, porque é meu parente ou meu colega’. E eu tive meu primeiro embate. Disse: ‘Olha, eu não permito isso’. Se são os recursos de Cocal dos Alves que estão sendo usados, é para beneficiar o pessoal de Cocal dos Alves. E para isso tive que esconder papel timbrado, para não darem nenhuma declaração para as pessoas que não eram de Cocal dos Alves. Queriam fazer uma ‘farrinha’ com as declarações para aproveitar as vagas. Aí, foi minha primeira briga”, lembra a diretora.

Depois que ela conseguiu enfrentar o sistema e formar um grupo de professores de Cocal dos Alves, eles se reuniram e fizeram um pacto para tentar fazer uma escola de qualidade que conseguisse colocar os alunos nas melhores faculdades da capital do estado, Teresina.

“Nosso maior desafio foi fazer os alunos acreditarem nisso. Alunos filhos de pais analfabetos, da roça, que só tinham o que comer, que só dava para o sustento, a roupinha ruim. Então para fazer esses meninos viajarem nesse sonho, de que era possível sem ter dinheiro, sem ter uma roupa boa, ir lá para Teresina, para a capital, estudar lá. Foi necessário o sonho. Acreditar no sonho. Quando a gente conseguiu fazer esse povo acreditar mesmo que era possível estudar fora, se formar e mudar de vida, pronto. O aluno entra na escola Augustinho Brandão e já começa a sonhar: ‘o que eu vou querer ser?’”, afirmou Aurilene Vieira, diretora.

“Eu não vejo uma missão maior para a escola do que compartilhar esse conhecimento para que a pessoa consiga encontrar o lugar dela no mundo. Então, a escola, sim, é a grande mola propulsora que empurra as pessoas para a direção do sonho delas”, destaca Emicida, músico que estudou em escola pública.

Os alunos criaram um jornal que é distribuído por toda a cidade.

“Nós percebemos a necessidade de trazer a notícia para o povo”, diz uma das estudantes que criam o ‘Jornal Social’.

“Não tem nenhum intelectual que pode sentar, por mais genial que seja, e dizer: ‘eu sei a saída para a educação brasileira’. Porque não tem uma saída. São muitas. É assim que eu faço o diagnóstico, não só da educação, mas da sociedade. Tudo está no chão. Algumas coisas muito interessantes começam a brotar de modo novo, corajoso”, afirma Viviane Mosé.

“A escola tem recebido caravanas e caravanas com estudantes e estudiosos da educação para saber o que acontece aqui. Eu digo: ‘não precisa não’. Basta que cada um faça o seu papel e faça isso com engajamento. Seja professor que você quer ser professor e não porque lhe falta opção na vida. Seja gestor porque você quer conduzir aquela escola proporcionando o melhor para o aluno, e não porque você quer fugir de uma sala de aula. Seja sistema porque você tem ideias para contribuir e quebrar os paradigmas que forem necessários.

Então a partir do momento que cada um de nós enquanto sistema, enquanto professores, enquanto pai de aluno focarmos no principal do processo que é o aluno, isso pensando nele enquanto profissional, ser humano, criança, adolescente, respeitando suas peculiaridades, sua faixa etária. Nós pensarmos nisso com valores e não nos moldes que está se perpetuando: ‘cada um por si e deus por todos’”, ressalta Narjara Benício.

“Quando o pessoal cair na real e perceber que não tem outra forma de se ter um futuro melhor sem ser pela educação, aí vai acontecer a grande diferença, a grande melhoria”, destaca Franciele de Brito, aluna.

Prefeitura no PI abre concurso com 96 vagas e salários de até R$ 3 mil

$
0
0
A Prefeitura de União, no Piauí, lançou o edital para um processo seletivo visando o provimento de 96 vagas imediatas e 11 cadastros de reserva em seu quadro de servidores. As oportunidades objetivam atender as necessidades das áreas de saúde, assistência social, administração, educação, infraestrutura e finanças do município, com jornadas de trabalho de 20h, 24h, 30h e 40h semanais, de acordo com o caso (confira o edital).

Os salários podem variar de R$ 724 a R$ 3 mil, sendo que nos casos de cargos de nível superior será paga produtividade e para Técnico em Radiologia haverá gratificação. Para participar o candidato deve realizar inscrição, que começaram no dia 20 e seguem até o dia 9 de abril, pelo endereço eletrônico do instituto, com taxas de R$ 45 e R$ 70, conforme a vaga.

A realização das provas do certame está prevista para ocorrer no dia 04 de maio, na cidade de União, no horário das 9h às 12h.




G1

Dois jovens morrem após sofrerem acidente de moto em Santo Inácio do Piauí

$
0
0
Dois jovens morreram após um acidente de trânsito na madrugada deste Sábado (22) de Março na PI-241 que liga a cidade de Santo Inácio do Piauí a Floresta do Piauí. Os dois jovens trafegavam cada um em uma moto, as duas motos CG150 pretas e uma vermelha

Após o primeiro bater em uma vaca o outro não conseguiu desviar e acabou batendo também, Samuel Damasceno de 18 anos morreu no local, Marjoelson da Silva Sousa 19 anos socorrido ainda com vida pelo serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi levado para o hospital regional de Oeiras, não resistindo aos ferimentos Major como erá mais conhecido morreu quando ainda tava sendo transferido para Teresina.

O acidente ocorreu por volta das 4hs da manhã quando os dois jovens vinham de uma festa que estava sendo realizada na localidade Riacho município de Floresta do Piauí.



APPM

Por vingança, mulher envenena e mata marido após descobrir traição

$
0
0
Uma mulher identificada como Maria Francisca Santos Mourão confessou à polícia ter envenenado o marido após descobrir que estava sendo traída. O caso aconteceu em Teresina e o crime só foi descoberto nesta segunda-feira (24) após o corpo de Antonio Carlos da Silva Rocha, 52 anos, ter sido encontrado por familiares no quarto da residência do casal, localizada na Vila Irmã Dulce, Zona Sul. A vítima era policial militar.

De acordo com o capitão Antonio Siriano, da Companhia de Policiamento do Promorar, a mulher disse que deu veneno para o marido no domingo (24) e em seguida saiu de casa. “Ela dormiu fora de casa e só nesta segunda-feira o corpo foi encontrado. Ela confessou que envenenou ele por descobrir que o marido mantinha uma amante”, contou.

Ainda de acordo com o policial, a mulher só foi encontrada após familiares terem suspeitado dela acionado a polícia.

Antonio Carlos da Silva Rocha era lotado no 6º Batalhão de Polícia Militar. Com Maria Francisca o policial tinha uma filha de 9 anos.

A mulher foi detida e encaminhada para a Delegacia de Homicídios. O Instituto Médico Legal (IML) fez a remoção do corpo para a realização de exames que irão identificar o tipo de veneno usado para matar o policial.




G1

Câmara aprova Marco Civil da Internet

$
0
0
Após meses de intensas negociações, a Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (25), por votação simbólica, a criação do Marco Civil da Internet, projeto considerado uma espécie de constituição da rede mundial de computadores. Após concessões do governo em pontos antes considerados "cruciais" pelo Planalto, partidos aliados e da oposição retiraram todas as 12 propostas de alteração ao texto que haviam sido apresentadas em plenário (leia aqui a íntegra do texto final aprovado).

Até o PMDB, maior crítico ao relatório do deputado Alessandro Molon (PT-RJ), cedeu e se absteve de defender quaisquer modificações na redação. A proposta, que estabelece direitos e deveres de usuários e provedores de rede, seguirá agora para análise no Senado antes de ir à sanção presidencial.

Considerado "prioridade" pelo governo, o Marco Civil da Internet impedia a deliberação de outros projetos de lei no plenário desde outubro do ano passado, já que tramitava em regime de urgência.

Neutralidade
Um dos pilares do projeto, a neutralidade de rede, sofreu algumas alterações no texto, mas foi mantido. Por esse princípio, os provedores não podem ofertar conexões diferenciadas, por exemplo, para acesso somente a emails, vídeos ou redes sociais. O principal entrave estava na regulamentação do princípio pelo Poder Executivo, principalmente em relação às exceções à norma.

O texto original previa que a neutralidade fosse regulamentada por meio de decreto presidencial.

Partidos da oposição e da base aliada, sobretudo o PMDB, temiam que assim o presidente da República fizesse alterações significativas sem ouvir o Congresso. Para obter acordo, Molon especificou que o tema seria regulamentado "para fiel execução desta lei", sem autonomia para grande modificação por parte do presidente.

O objetivo é destacar que a regulamentação serve exclusivamente para viabilizar a aplicação da Lei do Marco Civil da Internet. Além disso, o relator incluiu ainda a obrigatoriedade de o presidente ouvir a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Comitê Gestor da Internet (CGI) antes de formular o decreto.

De acordo com o relator do texto, as exceções servirão para garantir prioridade a "serviços de emergência" e a qualidade de algumas transmissões, como vídeos ao vivo. Assim, a transmissão de e-mails, por exemplo, pode ter menor prioridade no tráfego de dados em prol de outros serviços.

Críticos da neutralidade dizem que o princípio restringe a liberdade dos provedores para oferecer conexões diferenciadas conforme demandas específicas de clientes e que sua aplicação obrigatória pode encarecer o serviço para todos indistintamente. A proposta não impede a oferta de pacotes com velocidade diferenciada.

Retirada de conteúdo
De acordo com o projeto, provedores de conexão à web e aplicações na internet não serão responsabilizados pelo uso que os internautas fizerem da rede e por publicações feitas por terceiros.

Atualmente não há regras específicas sobre o caso e as decisões judiciais variam - alguns juízes punem sites como o Facebook e Google por páginas ofensivas criadas por usuários, enquanto outros magistrados optam por penalizar apenas o responsável pelo conteúdo.

De acordo com a nova legislação, as entidades que oferecem conteúdo e aplicações só serão responsabilizadas por danos gerados por terceiros se não acatarem ordem judicial exigindo a retirada dessas publicações. O objetivo da norma, segundo Molon, é fortalecer a liberdade de expressão na web e acabar com o que chama de "censura privada".

O trecho era alvo de polêmica, sobretudo entre parlamentares do PMDB. Para o partido, esse artigo ajuda os provedores, mas prejudicará pessoas que eventualmente se sintam constrangidas por algum conteúdo publicado que seja evidentemente ilegal. Isto porque os provedores poderão não se sentir obrigados a retirar o conteúdo após a mera notificação do usuário, já que eles terão a garantia de que só serão responsabilizados se descumprirem ordem judicial exigindo a indisponibilidade da publicação.



G1

Municípios aderem ao processo de construção dos Planos Municipais de Educação nesta quinta (27)

$
0
0
Acontece na manhã desta quinta-feira (27), no auditório da Associação Piauiense de Municípios (APPM), a Solenidade de Adesão das Prefeituras ao processo de construção dos Planos Municipais de Educação. O evento, que tem o início marcado para as 8h30, contará com a presença do governador Wilson Martins, do secretário de Estado da Educação, Átila Lira, e de representantes da maioria dos 224 municípios do Estado.

A presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME/PI), Cleidimar Brito, revela que a Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino do Ministério da Educação (SASE) disponibilizou aos Estados a oportunidade de ampliar o número de Municípios para receberem orientação, capacitação e monitoramento na elaboração ou adequação dos Planos Municipais de Educação.

“Os 224 municípios do Piauí foram convidados para a solenidade de assinatura da adesão. Inicialmente, apenas 20 municípios tinham sido contemplados, agora o MEC disponibiliza esse apoio para todos”, explica a presidente da UNDIME/PI.

Segundo o secretário Átila Lira, esse momento será importante para reforçar a parceria estabelecida com os municípios em prol de uma Educação Pública de qualidade.

“O Ministério da Educação recomenda o alinhamento dos Planos Estadual e Municipais ao Plano Nacional de Educação, tendo em vista o financiamento de projetos, ações e transferências de recursos financeiros para os municípios”, esclarece o secretário.

Os municípios devem enviar os termos de adesão para a UNDIME/PI antes da solenidade.

Mônica Bona ensina como fazer o pudim de leite

$
0
0








Pudim de Leite
Ingredientes:

1 lata de leite condensado
1 1/2 lata de leite
4 ovos inteiros
1 colher de farinha de trigo

Calda:
4 colheres de açúcar
4 colheres de água

Modo de fazer:
Misture tudo, unte a forma com a calda adicione o pudim cubra com pápel manteiga. Ponha no micro ondas por 10 minutos.
O Melhor do PI, perguntou a Mônica: Qual o segredo desta receita? Fazer com amor e saborear em família! 




Adolescente forja crime para mãe não descobrir perda da virgindade

$
0
0
A titular de Delegacia de Proteção a Criança e ao Adolescente (DPCA), Marcela Sampaio, informou ao G1 que conseguiu desvendar o crime denunciado por uma adolescente de 14 anos, que afirmou ter sido vítima de sequestro e estupro em Teresina na quinta-feira (6). De acordo com a delegada, a garota forjou o crime porque não queira que mãe descobrisse que ela não era mais virgem.

A delegada descobriu que a jovem estava almoçando na casa de uma amiga, no suposto horário que o crime aconteceu. Segundo ela, a jovem relatou que foi abordada por um homem na saída do colégio onde estuda por volta de 12h e depois teria sido levada para o interior de um carro preto onde havia mais dois homens. Ela relatou que foi dopada e após uma hora e meia abandonada próximo ao Conjunto Frei Damião, na Zona Leste da cidade.

“Tudo isso era mentira porque ela estava na casa de uma amiga. Ela inventou o crime porque não queria que a mãe soubesse que havia perdido a virgindade. A mãe já desconfiava que a filha já tivesse praticando sexo e com medo a adolescente inventou esta farsa”, contou a delegada.

Marcela Sampaio contou que desconfiou do relato da adolescente após verificar que o barro encontrado na roupa da vítima não era igual ao do local onde a jovem disse ter sido abandonada pelos criminosos.

“Fomos até o local onde a vítima disse ter sido abandonada. Percebi que o terreno do local não era igual e nem parecido ao que encontramos na roupa que foi entregue no dia do suposto crime. O matagal que ela teria indicado está intacto e nem era propício para a prática do crime. Além disso, o exame de corpo de delito mostrou que a jovem sofreu lesão corporal, mas não foi violentada sexualmente. Diante de todos estes fatos começamos a desconfiar da versão dela”, comentou.

O suposto crime foi elucidado depois que a delegada ouviu o depoimento da amiga e confrontou as informações. “Ela não teve como negar e justificou que há dois meses a mãe desconfia dela e por isso inventou o crime. Diante disso ela vai responder por denunciação caluniosa. Os pais estão envergonhados com toda a situação”, acrescentou.



G1

Polícia prende dois suspeitos de matar PM e encontra armas enterradas

$
0
0
Dois menores suspeitos de assassinar o subtenente da Polícia Militar, Geraldo Cardoso Oliveira, foram apreendidos por volta das 6h desta quarta-feira (12) na região da Cacimba Velha, zona rural de Teresina. Segundo o capitão Fábio Abreu, do Batalhão de Rondas Ostensivas de Natureza Especial (BpRone), as diligências continuam para a captura do terceiro jovem que teria participado do homicídio e que já foi identificado pela polícia. O crime aconteceu na tarde de terça-feira (11).

"Os menores detidos de 14 e 15 anos são irmãos e apontaram como autor do crime o maior de 23 anos, que continua foragido e estaria ferido após ser atingido pelo policial quando eles tentaram roubar o veículo”, disse.

As buscas aos suspeitos teve início ainda na terça-feira logo após o assalto a um ônibus que fazia a linha Cacimba Velha/ Teresina. Os policiais encontraram a arma que teria sido utilizada para matar o policial com as munições todas deflagradas e ainda a pistola que pertenceria ao militar. Os armamentos estavam enterrados e o local foi indicado pelos suspeitos.

“O adolescente de 15 anos relatou que após o assalto ao ônibus tentaram roubar o carro do policial e ele teria reagido atirando contra um deles e com isso, esse menor teria segurado o militar enquanto o outro efetuava os disparos”, contou ainda o capitão Fábio Abreu.

Segundo o major John Feitosa, um dos adolescentes apreendidos já havia sido abordado e levado para a Central de Flagrantes de Teresina há duas semanas por estar conduzindo uma moto com registro de roubo.

O comandante de policiamento da capital, coronel Alberto Meneses, acredita que o terceiro suspeito possa estar morto, já que foi baleado. Testemunhas relataram para a polícia que ele foi visto bastante ferido e pedindo água em algumas residências da região.

“Vamos continuar com as buscas com auxílio do canil da Polícia Militar para encontrar o foragido”, disse o comandante. Participam das buscas agentes do Bope, Rone e Serviço de Inteligência da Polícia Militar.



G1

MEC autoriza criação de campi da Ufpi em Esperantina e Oeiras

$
0
0
O Ministério da Educação, José Henrique Paim, se reuniu ontem, dia 26, em Brasília, com parlamentares piauienses para discutir a instalação dos campi da Universidade Federal do Piauí (Ufpi) nas cidades de Esperantina e Oeiras. O ministro informou que os projetos pedagógicos elaborados pela Ufpi para os cursos escolhidos nos dois municípios, que foram apresentados ao MEC em 2013, foram aprovados após ajustes técnicos, o que garante a implantação dos campi nas duas cidades.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Themistocles Filho (PMDB) informou que a expectativa é de que os cursos comecem a ser oferecidos em 2016. “O projeto já está tramitando e ficou acertado que em 2016 os cursos começam a funcionar. Pelo menos treze municípios da região norte do Estado e mais seis municípios maranhenses serão beneficiados com esse campi de Esperantina”, declarou.

O próximo passo para garantir a instalação da Ufpi de Esperantina e Oeiras é garantir recursos para a instalação dos campi e realização de concurso público para professores e servidores administrativos. “Tivemos nossa primeira conquista junto ao Ministério da Educação para realizar o sonho dos jovens de Esperantina e de toda a região dos cocais. Agora podemos dedicar nosso trabalho para a conquista dos recursos”, disse o deputado federal Marllos Sampaio (PMDB), que também participou da reunião.

Também participaram da audiência os deputados estaduais Antônio Félix (PSD) e Mauro Tapety (PMDB), o deputado federal Paes Landim (PTB) e o senador João Vicente Claudino (PTB).



O Dia

Piauí é o 2º estado com mais alunos repetentes em todo o Brasil

$
0
0
A situação é realidade em todo o Brasil, e mesmo aqueles que estão em “melhor” situação, como São Paulo e Santa Catarina, não estão em uma condição confortável. Enquanto o Piauí possui 51% de seus alunos reprovados - sendo 55,4% nas escolas públicas e 14,8% nas particulares – São Paulo possui um índice geral de 19%. O ideal seria que esse índice fosse de no máximo 10%.

Em situação pior que a do Piauí está apenas o estado do Pará, onde o índice geral é de 56% de repetentes nas salas de aula. A maior parte dos estudantes está atrasada mais de dois anos. A situação é preocupante não apenas pelo índice de reprovação em si, mas porque a taxa de abandono da escola é maior entre alunos repetentes.

Veja abaixo a análise feita pela publicação:

Em 3 estados brasileiros, alunos repetentes são maioria

Você tem 15 anos e está no 1º ano do ensino médio. Você olha para o lado e mais da metade de seus colegas são, pelo menos, dois anos mais velhos que você. É possível que eles já tenham reprovado, largado os estudos e depois retornado ou simplesmente começaram a estudar atrasados. Não importa: eles estão na série errada para a idade deles.

Um ambiente como esse é um prato cheio para o que se detecta no início do ensino médio em nível nacional: em nenhuma outra série, tantos alunos largam o curso no meio do ano letivo (ação conhecida como abandono) ou até terminam, mas não aparecem no ano seguinte para estudar (a chamada evasão). As reprovações vão às alturas.

Não é preciso ser estudioso do tema para saber que quem perde (muito) com isso é o Brasil, os próprios jovens e, comprovam os estudos, até seus filhos.

A situação imaginada no começo desta matéria é uma realidade estatística do 1º ano em escolas do Pará, Piauí e Bahia, os casos mais sérios da chamada “distorção idade-série”.

Nesse triste cenário, alguns estados têm lidado melhor com o problema. São, principalmente, São Paulo e Santa Catarina, os únicos onde o número é menor que 20% no 1º ano. O elogio a essas últimas unidades da federação, porém, é relativo.

“Qualquer coisa acima de 10% é pouco razoável. Em estados mais pobres, ter números perto de 20% não seria absurdo”, diz Ernesto Faria, coordenador de projetos da Fundação Lemann, sobre os índices que o Brasil deve almejar na área.

Para ele, o grande entrave hoje é o hábito de tratar a repetência como problema do aluno, e não da escola (mesmo que ela atinja metade deles!), quase não havendo estratégias para recolocá-los ns direção certa.

“O aluno que repetiu é tratado da mesma forma, sem diferenciação”, afirma Faria, que coletou os números que podem ser vistos a seguir no Censo Escolar 2012, todos presentes também no QEdu, plataforma online de dados educacionais.

Veja onde este problema é mais ou menos grave no país. E lembre: nenhum dos estados está em situação realmente confortável. Nem os melhores.



O Dia

Academia de Letras decreta luto

$
0
0
 

 

LUTO ACADÊMICO


A Academia Campomaiorense de Artes e Letras, por meio do seu presidente,João Alves Filho, declara luto acadêmico em pesar pelo falecimento do acadêmico José Omar Araújo Brasil. Zé Omar, como é conhecido, nasceu no dia 6 de dezembro de 1948 em Barro Duro-PI, mas era radicado em Campo Maior desde 1963, era professor da rede estadual desde 1976; formado em matemática pela UFPI e em Biologia pela UESPI. Autor de "Síntese Histórica da Batalha do Jenipapo". Membro da ACALE,instituição que ajudou a fundar como titular da cadeira 11 cujo patrono é Moisés Eulálio; também pertencia aos quadros criantes Academia de Letras do Território dos Carnaubais - ALTEC ( Academia de Letras - ALTEC) como ocupante da cadeira 18 que tem como patrono, Otacílio Eulálio. Deixa um casal de filhos. Que fiquemos com o amparo de Deus. Sempre!




Acidente entre caminhão e micro-ônibus mata 15 em Manaus

$
0
0
Subiu para 15 o número de mortes do acidente em Manaus entre um caminhão e um micro-ônibus, ocorrido na noite da última sexta-feira. A colisão aconteceu na Zona Centro-Sul e, segundo testemunhas, a caçamba, terceirizada para a prefeitura, estava em alta velocidade e o motorista perdeu o controle do veículo, o que o levou a ultrapassar o meio-fio e a invadir a pista contrária, batendo de frente com o micro-ônibus.

As vítimas fatais foram confirmadas pela Polícia Civil e pelo Instituto Médico Legal (IML). Entre os mortos estavam uma mulher grávida de seis meses, uma criança de um ano e seis meses e os dois motoristas. Na manhã deste sábado, o marceneiro aposentado Domingos Messias de Souza, de 60 anos, faleceu no Hospital Pronto Socorro João Lúcio, na zona leste. Ele foi uma das sete vítimas encaminhadas ao João Lúcio, outras seis pessoas estão internadas no pronto socorro 28 de Agosto na zona centro-sul. A Secretaria Estadual de Saúde (Susam) emitiu nota pedindo que a população evite os hospitais onde as vítimas estão sendo atendidas e procurem outros Serviços de Pronto Atendimento (SPA) da capital.

“Sabemos que a caçamba era terceirizada da prefeitura e que o motorista morreu. Não se sabe se ele teve uma morte súbita ao volante. A prefeitura vai fazer toda a análise e em breve dar todas as respostas”, disse Hissa Abrahão, vice-prefeito de Manaus, em um comunicado oficial. As causas do acidente serão investigadas pelo 12º Distrito Integrado de Polícia (DIP) e pela Delegacia Especializada em Acidentes de Trânsito (Deat). A prefeitura decretou luto oficial de três dias na capital amazonense.

A Seminf ainda não sabe dizer qual o serviço o caminhão estava realizando no momento do acidente. Segundo a Secretaria de Comunicação de Manaus (Semcom) o prefeito Artur Neto (PSDB) chegou à Manaus por volta das 3h da manhã e está visitando os hospitais locais para prestar apoio aos sobreviventes e familiares. Toda a despesa com funerária e enterro das vítimas serão custeadas pela prefeitura de Manaus.

Na madrugada deste sábado (29) o IML divulgou lista com os nomes das outras vítimas: Rosangela Cardoso Costa (39), Robert da Cunha Moraes (26), Adriane da Silva Fernandes (20), Lincoln Oliveira de Souza (21) Ricardo Oliveira (idade não confirmada), Ozaias Costa de Almeida (idade não confirmada), Quézia Guedes de Souza (24), Clarice Gomes Pires (58), Luis Miguel Guedes de Souza (1 ano e 6 meses), João Jorge Duarte Pires (56), Carlos Alberto da Silva Silveira (50), Tânia Mara da Rocha (50), Sebastião Alves de Araújo (50), e Gabriela Teles Messias (26). Grávida, o bebê de Gabriela não sobreviveu ao parto de emergência.



JL/Veja
Viewing all 1135 articles
Browse latest View live