O Festival da Cachaça, da cidade de Castelo do Pi, será realizada no dias 26, 27 e 28 de Julho de 2014. O evento reunirá participantes em um grande encontro gastronômico e cultural, com shows, apresentações artísticas, exposições e degustação gratuita de cachaças.
Quem visitar o local poderá participar de palestras e exposições sobre a bebida, inclusive de degustação. O evento pretende contar como cada garrafa de uma boa cachaça traz não apenas um destilado de alta qualidade, como também uma história e a riqueza da cultura da cachaça no piauí. O Cachaça Fest 2014 vai contar todas as novidades e trazer muita informação sobre uma das bebidas mais querida hoje do Brasil.
O prefeito Dr. Zé Maia e lideranças do ramo de bebidas em Castelo do Piauí, em conversa com a nossa reportagem , explicou o que ele acredita que seja o caminho: “Cachaça no exterior é commodity. Primeiro, chegam as industrializadas, vendidas quase a granel. É bom que seja assim. Depois, o sujeito que bebeu aquela industrializada na caipirinha por exemplo, se interessa e vai procurar uma bebida melhor. Aí, chega nas nossas, de alambique. Mas nós temos que ter muita paciência”.
Portanto, as grandes marcas industriais têm um papel fundamental no caminho da cachaça brasileira. Não são, como se pensa ingenuamente em certos setores do universo da cachaça, “inimigas” das cachaças de alambique de qualidade superior. Um segmento depende do outro e eles podem e devem trabalhar numa harmonia que não exclui eventuais e saudáveis disputas de espaços nas margens.
Mas o nosso evento é e deve seguir sendo uma bandeira e o veículo ideal para levar a cachaça mundo afora.
Por isso – eu não poderia terminar sem dizê-lo – vamos continuar trabalhando a melhor forma para a realização do evento, buscando parcerias com o governo do estado, sebrae, empresários e amigos amantes da cachaça. Não são as ondas de boatos maldosos que espalharam por air que vão tirar o nosso bom humor...vamos continuar focado na busca de suporte financeiro junto do governo estadual, sebrae, emendas parlamentares estaduais e federais, trazendo o melhor para a nossa gente , a nossa cultura, pois isso só evidencia nossa cidade, nosso estado em todo o país. O prefeito informou também que esteve reunido com o secretário de governo, Freitas Neto, no palácio de Karnak. Na ocasião, entregou pessoalmente o documento solicitando ao governo do Zé Filho (PMDB) a assinatura dos convênios que liberam as emendas parlamentares dos deputais estaduais: Juraci Leite (PSD), Temístocles Sampaio (PMSB), Marden Menezes (PSDB) e Antonio Félix (PSD).
Confiante na liberação das emendas parlamentares, porque o Cachaça Fest é um evento não só de Castelo, mas principalmente do Piauí, devido enorme sucesso ,dos anos anteriores, sempre com a participação do Governo do Estado, do SEBRAE e com a participação de turistas de todos os rincões. “Sabemos da importância socioeconômica do evento, que tivemos o privilégio de fazer sua primeira edição. Tenho me empenhado pessoalmente, diariamente, para conseguir os recursos para fazer um dos maiores Cachaça Fest que irá acontecer em nossa cidade”, discorreu Dr. Zé Maia.
Por Raulino Campelli/Insight