Em sua segunda edição, o Festival das Emoções, que acontece entre os dias 14 e 17 de agosto, vem como muitas novidades. Realizado pelo Sebrae, em parceria com as prefeituras de Luís Correia, Parnaíba e Cajueiro da Praia, o evento visa promover e divulgar as potencialidades turísticas do litoral piauiense. Este ano, além da feira Fepeme Sport Fair, o festival terá também
sete modalidades esportivas, entre elas o Rally Náutico, uma deliciosa competição de Jet ski que irá percorrer o Delta do Rio Parnaíba e seus afluentes. De acordo com Coordenador Geral do Festival, Gilson Vasconcelos, o Sebrae resolveu introduzir esta modalidade para estimular esta prática esportiva naquela região, que além de dispor de condições propícias, é de uma beleza ímpar, com flora e faunas únicas, pois trata-se do único delta em mar aberto das Américas.
O credenciamento e entrega de kits aos participantes acontecerá nos dias 14 e 15 de agosto, na Praça Mandu Ladino, em Parnaíba. Ainda no dia 15, às 20h30, acontece o congresso técnico, onde os participantes irão conhecer todo o percurso, que já foi todo levantado pela comissão técnica e terá 70km. A largada acontecerá dia 16, às 9h, na Capitania dos Portos.
O Rally Náutico não é uma prova de velocidade e sim de resistência, habilidade e regularidade, com tempos e distância pré-fixados. erão respeitadas a todo o momento as leis e regras da Capitania dos Portos e dos esportes Náuticos, sob pena de desclassificação.
O médio Antônio Gilberto Albuquerque Brito, diretor geral do HUT, praticante do esporte há 18 anos, já garantiu sua vaga na competição e seguirá com uma trupe de aproximadamente 45 participantes do Iate Clube de Teresina. Nosso objetivo é mostrar a beleza do nosso rio Parnaíba e incentivar a prática do Jet Ski, que é um esporte limpo e sem prejuízos ao meio ambiente, declarou Albuquerque.
A competição será aberta a jet skis, que deverão estar licenciados bem como seus condutores, com idade mínima de 18 anos, junto à Capitania dos Portos da Marinha do Brasil, nas categorias “A” /JETS até 110HP de Potência; Categoria “B” / JETS de 130HP até 160HP de Potência; Categoria “C” / JETS de 180HP até 215HP de Potência; Categoria Livre / JETS acima de 215HP dePotência, com vagas limitadas.
A premiação total é de R$ 5.000,00 para os primeiros colocados de todas as categorias, além de troféus para os primeiros, segundos e terceiros colocados.
Além do Rally Náutico, o Festival contará com o GP Delta de Ciclismo, Enduro das Dunas, Auto Cross, Corrida de Rua, Corrida Cross Country e Arena Kite Brasil. A exemplo do Festival de Inverno de Pedro II, o Sebrae sempre quis promover um evento que divulgasse as potencialidades da região litorânea do nosso Estado, e agora acho que encontramos a forma certa, que é através do esporte, disse Gilson Vasconcelos.
Aldeia Comunicação