Quantcast
Channel: O Melhor Do Piauí
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1135

PRF aborda os motoristas sobre condições de saúde

$
0
0
Com o intuito de prestar serviços de saúde aos motoristas que trafegam pela BR-343, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), em parceria com outros órgãos do Piauí, realizou na manhã de ontem, no posto da PRF, o 1º Comando de Saúde nas Rodovias 2015.

Participaram do evento instituições como o Serviço Social de Transporte (Sest), Serviço Nacional de Aprendizado do Transporte (Senat), Departamento Estadual de Transito (Detran), Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), Universidade Estadual do Piauí (Uespi), entre outros.

Durante toda a manhã, os motoristas foram abordados para receber orientação médica e obter dados para aferição da condição de saúde com a finalidade de evitar acidentes em razão de eventuais problemas de saúde (visão, audição, motricidade, reflexos e hipertensão). Médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e estudantes de nutrição participaram do circuito que envolveu 23 tipos de exames clínicos, identificando possíveis problemas e esclarecendo suas dúvidas.

Motorista há 31 anos, José Marinho foi um dos motoristas atendidos pela equipe e realizou testes de glicemia, pressão arterial e tomou vacinas. Para ele, a iniciativa é bastante positiva, visto que, por conta da profissão, é difícil encontrar um tempo para cuidar de si.

"Passo a maior parte do tempo dirigindo e só procuro médico em caso extremo, aqui é uma oportunidade de conferir se está tudo certo com a saúde para evitar problemas enquanto estiver dirigindo", afirma o motorista.

Para a coordenadora de Serviço Social de Transporte do Sest, Sandra Mazza, a meta do evento é atender pelo menos 110 condutores, prestando este serviço de saúde e reforçando os parâmetros de educação no trânsito.

Escolhemos este ponto por ser um local de intenso fluxo e por ser bastante visível. Então, os agentes da PRF abordam os motoristas e encaminham para a nossa equipe, que passa por seis estações para serem avaliadas suas condições clínicas. Caso seja detectado algum problema mais sério, o condutor é encaminhado para a sede do Sest/Senat para ser feita uma investigação maior", ressalta.

Maria Veloso, coordenadora de serviços e produtos da vigilância sanitária do Estado, esteve no local prestando apoio ao evento e lembrando que a data é lembrada como dia mundial em memória das vítimas de acidentes e doenças de trabalho.

"Todos os anos, a Secretaria de Saúde realiza eventos lembrando esta data que nos alerta para medidas preventivas de acidentes de trabalho. Ano passado fizemos com os comerciários, no ano retrasado com os profissionais da construção civil e este ano estamos abordando os motoristas em parceria com os outros órgãos ligados ao transporte", pontua.


Diário do Povo

Viewing all articles
Browse latest Browse all 1135