Quantcast
Channel: O Melhor Do Piauí
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1135

Gandes filas nos cartórios marca fim do prazo para regularizar título no Piauí

$
0
0
O movimento nos cartórios do Teresina foi intenso nesta quinta-feira (24), último dia para o eleitor regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral. Quem não votou e nem justificou a falta nas últimas três eleições terá o documento cancelado. O término do prazo gerou longas filas nos cartórios eleitorais da cidade e causou reclamação.

Para o chefe de cartório da 1ª Zona Eleitoral da capital, Antônio Carneiro, as longas filas foram formadas porque as pessoas deixaram para realizar sua regularização no último dia. “As pessoas esperam o último dia de prazo para se regularizar. Outro problema é que muitos eleitores desinformados confundiram as datas do recadastramento biométrico", explica Carneiro.

De acordo com o chefe de cartório, para que não haja tumulto, aquelas pessoas que foram fazer o recadastramento biométrico ou realizar outro serviço, podem ir voltar ao local em outra data. “É importante que fiquem na fila e sejam atendidas preferencialmente aquelas pessoas que deixaram de votar nas últimas três eleições e
podem ter o título suspenso”, disse Antônio Carneiro.

A dona de casa Naiana Campelo disse que estava na fila para fazer seu recadastramento biométrico, mas desistiu e preferiu voltar em outra ocasião. “Pensei que hoje seria o último dia para o recadastramento, mas após enfrentar a fila por horas é que o servidor do cartório veio nos informar que o prazo final desta quinta é somente para quem deixou de votar em três pleitos”, afirmou Naiana.

“O brasileiro sempre deixa tudo para última hora, por isso, estou desde as 5h enfrentando essa longa fila para não sofrer com os problemas que geram o cancelamento do título. Foi o jeito faltar o emprego e regularizar a situação, já que não voto desde as eleição de 2008”, disse o técnico em cerâmica Erisvaldo Soares.

A estudante Larissa Holanda afirma que a falta de informação e desorganização poderiam ser evitadas se houvesse uma dinamização do sistema para serviços eleitorais. “Deixei de votar apenas em uma eleição e sou obrigada a pegar essa longa fila, porque preciso justificar a minha ausência para conseguir fazer a matrícula na faculdade, que é só até hoje. Estes serviços poderiam ser feitos pela internet e prevenir as pessoas deste tumulto que é um desrespeito a todos”, reclama Larissa.

Ainda segundo o chefe de cartório, os eleitores que deixaram de votar e não fizerem a regularização, terão o título de eleitor cancelado e não vai poder tirar documentos, renovar matrícula em escolas, nem pegar empréstimos em bancos. “Para ser regularizado, basta que o eleitor leve um documento de identificação com foto, título de eleitor e comprovantes de pagamento de multa ou dispensa do pleito eleitoral ao cartório eleitoral de sua zona de votação”, explicou Antônio Carneiro.



Fonte: G1

Viewing all articles
Browse latest Browse all 1135