Ernani Maia também visitou a Unidade de Pronto Atendimento de Oeiras (UPA).
Visita a UTI de Oeiras (Foto:Hérlon Moraes/Sesapi) |
“Como ainda temos área para ampliar, vamos construir logo mais três leitos, já que o Ministério da Saúde só habilita a partir de dez”, disse o secretário, que foi recebido no município pelo prefeito Lukano Sá.
Com a habilitação dos dez leitos, haverá incremento de recursos para custeio por parte do Ministério da Saúde quando a UTI entrar em funcionamento. No interior do Piauí, possuem UTIs as cidades de Piripiri (7 leitos), Floriano (10 leitos), Picos (7 leitos) e Parnaíba (10 leitos).
UPA de OEIRAS
Ernani Maia também visitou a Unidade de Pronto Atendimento de Oeiras (UPA). A obra, que pertence ao Governo do Estado, está em fase final de construção. “Queremos colocar a UPA em funcionamento junto com a UTI do hospital. Será um avanço substancial na saúde desta região”, afirmou o secretário.
O principal objetivo da UPA é prestar atendimento resolutivo e qualificado aos pacientes acometidos por quadros agudos ou agudizados de natureza clínica, e prestar primeiro atendimento aos casos de natureza cirúrgica ou de trauma, estabilizando os pacientes e realizando a investigação diagnóstica inicial, definindo, em todos os casos, a necessidade ou não, de encaminhamento a serviços hospitalares de maior complexidade.
Fonte: Hérlon Moraes/Sesapi