Quantcast
Channel: O Melhor Do Piauí
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1135

Empresa que polui Parnaíba deve ser apontada em 10 dias pela Força-tarefa

$
0
0
O resultado da análise da poluição das águas do Rio Parnaíba, realizada por uma força-tarefa, será divulgado em 10 dias. A informação é do superintendente metropolitano da Agespisa, Orlando Aires, após a paralisação de produção das três Estações de Tratamento de Água (ETAs), no último fim de semana, em Teresina.

A pausa de quase cinco horas ocorreu no sábado (20) fazendo com que bairros da capital ficassem sem abastecimento de água. De acordo com Orlando Aires, as ETAs voltaram a funcionar normalmente hoje (22).

“A paralisação ocorreu devido à poluição do rio. Se, por algum motivo, continuássemos a tratar a água com material indesejado presente nela, teríamos que colocar muito mais cloro para tratá-la, o que nos faria levar à população uma água sem os padrões adequados de qualidade. A força-tarefa veio, justamente, para descobrir a origem desse material para termos conhecimento de onde está sendo despejado”, explicou.

Ele também explicou que a força-tarefa foi criada para monitorar todas as indústrias que ficam próximo às ETAs. “Inclusive, alguns materiais já foram colhidos para análise. Até o momento, não temos certeza, mas supõe-se que o material vem da Ambev (Companhia de Bebidas das Américas). Mesmo que o resultado da análise não acabe com a poluição, nós teremos consciência de onde ela surge e, com isso, teremos como multar o local”, destacou.

Orlando Aires afirmou que não existem paralisações programadas para os próximos dias, pois elas somente ocorrem quando a poluição do rio alcança níveis extremos.

A força-tarefa é composta por representantes das secretarias municipal e estadual do meio ambiente e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).



Fonte: O Dia

Viewing all articles
Browse latest Browse all 1135