Com a responsabilidade de ter trazido a única medalha dourada do judô nas Olimpíadas de Londres, Sarah Menezes não resistiu à mongol Urantsetseg Munkhbat e foi derrotada na semifinal do Mundial do Rio de Janeiro, nesta segunda-feira. A atleta ainda disputará o bronze na categoria até 48kg contra a vencedora da repescagem.
O dia no Maracanãzinho já começou com uma difícil batalha para Sarah Menezes. Mesmo entrando como favorita contra Aigul Baikuleva, do Azerbaijão, ela encontrou dificuldades no confronto, o primeiro com participação de brasileiros no dia. A judoca consolidou a vitória apenas no último minuto de luta com um wazari providencial.
A rival nas oitavas seria a belga Amelie Rosseouneu, uma adversária bem mais forte que a primeira. A europeia começou o Mundial na 14ª colocação do ranking, mas foi derrotada com certa facilidade por Sarah, com um ippon. A turca Ebru Sahin teve o mesmo destino pouco depois, nas quartas de final. Depois, porém, a judoca não conseguiu superar a mongol Urantsetseg Munkhbat.
A judoca piauiense teve o melhor desempenho entre os brasileiros no primeiro dia do Mundial. Na categoria até 60kg para homens, Felipe Kitadai não conseguiu repetir a performance dos jogos olímpicos de Londres, quando foi bronze, e foi derrotado logo na primeira luta pelo sul-coreano Jin Won Kim.
Já os naturalizados Taciana Lima (Guiné Bissau) e Sérgio Pessoa (Canadá) também ficaram longe da disputa por medalhas na competição. Ela foi eliminada pela belga Charline Van Snick nas quartas de final, enquanto ele caiu na terceira luta também para Jin Won Kim, assim como Kitadai.
Fonte: Uol