Quantcast
Channel: O Melhor Do Piauí
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1135

Festejos da gruta de Betânia atraem 15 mil fiéis

$
0
0
Com apenas seis meses de inaugurada, a nova infraestrutura da gruta Betânia acomodou milhares de fiéis nos últimos dias.


Com apenas seis meses de inaugurada, a nova infraestrutura da gruta Betânia acomodou milhares de fiéis nos últimos dias. É o caso da dona Maria José dos Santos que vem todos os anos de Teresina para Monsenhor Gil com a família. "Está muito melhor agora com esse piso. Antes, por causa da chuva, a gente ficava toda suja de lama durante a missa", afirmou.

Mas não só o piso passou por modificação. Banheiros e quiosques para venda de artesanatos foram construídos, além de toda a rede de iluminação, o que dá maior segurança para os fiéis. "Esta é uma obra de pouco mais de 900 mil reais. Não é a mais cara do Governo do Estado, mas fez uma grande diferença na vida dos romeiros que aqui visitam", disse Castro Neto, secretário estadual da Infraestrutura.

Seu Joaquim Noronha, responsável pela gruta Betânia, já sentiu a diferença no público nos festejos deste ano. "Hoje é um dia de semana, e mesmo assim milhares de pessoas vieram para o encerramento dos festejos de Nossa Senhora de Lourdes. O público de hoje é maior que o dos anos anteriores quando os festejos caiam no feriado de carnaval. Isso nos deixa muito feliz, pois era o maior desejo da minha tia Meli Noronha, fundadora da gruta", afirmou.


Pastora dos Santos veio com toda a família do município de São Pedro, a fim de pagar uma promessa. Em agradecimento pela cura de uma doença, a agente de saúde cumpre o ritual de tocar o sino e rezar para Nossa Senhora de Lourdes. "Me sinto abençoada e agradecida todas as vezes que venho aqui. A gruta Betânia é mais do que um ponto turístico religioso do nosso Estado, ela representa a fé inabalável do povo piauiense", concluiu.

História da Gruta

A gruta Betânia foi construída em 1948, mas sua história começou bem antes, na Segunda Guerra Mundial: quando o Frei Italiano Vittorino fez uma promessa: se sobrevivesse à guerra construiria um templo para agradecer a Deus. Frei Vittorino escapou com vida e logo após o fim da guerra foi enviado, como padre, ao Brasil, mais precisamente para o município de Lagoa do Piauí.

Lá, Frei Vittorino foi recebido com um almoço oferecido por Meli Noronha, proprietária da fazenda Betânia. Foi durante esse encontro que o então padre contou sua promessa e o receio de não conseguir cumpri-la por não possuir condições financeiras. Dona Meli ofereceu parte de sua fazenda para o templo ser construído e reuniu moradores da região para ajudarem com o que tivessem.

A gruta foi erguida pelas mãos dos moradores, com material doado. Os santos que lá se encontram foram construídos pelo próprio Frei, que também era arquiteto. A homenagem a Nossa Senhora de Lourdes se deve à devoção que dona Meli tinha à santa. Quem atualmente cuida para que o templo continue sendo local de adoração dos fiéis é o sobrinho de Dona Meli, Joaquim Noronha.




CCOM

Viewing all articles
Browse latest Browse all 1135