Quantcast
Channel: O Melhor Do Piauí
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1135

Em São João do PI, DR. Alexandre Mendonça fala de eleições 2016 e afirma que será pré-candidato

$
0
0
"Serei pré-candidato, vou entrar no pleito", diz Alexandre Mendonça.

Conhecida por ser uma cidade onde a maioria de seus habitantes gostam de discutir politica, São João do Piauí se prepara [precocemente] para mais um pleito eleitoral, e a eleição de 2016 já é o assunto mais comentado nas rodadas e nos quatro cantos da cidade. O tema, provoca discussões e especulações sobre os possíveis nomes que vão pleitear a eleição no próximo ano. Nossa página, vai estar mensalmente exibindo entrevistas com lideres políticos que sinalizam, ter a pretensão de disputar a eleição de 2016.

O líder politico e médico Alexandre Mendonça [PSB], que disputou em 2012 a prefeitura com o atual gestor Gil Carlos, concedeu entrevista ao Portal Jenipapo. Na verdade, foi um bate papo agradável onde está repórter e o médico falaram de vários temas, como politica, alianças, gestão, eleições, dentre outros; veja:

01. Alexandre seu grupo politico terá um candidato disputando a prefeitura de São João do PI?

Alexandre- Sim, meu grupo politico terá pré-candidato, não estou afirmando que serei eu, pode ser qualquer pessoa do grupo, a escolha será do povo. O nome que tiver a melhor aceitação será o nome que irá disputar a eleição.Tenho um grupo que está bastante fortalecido e é bem aceito pelos sanjoanenses, inclusive, na eleição passada de governo e deputado, meu grupo ficou em 2º lugar em numero de votos, obtivemos uma boa votação para nosso candidato.

02. E quanto a um processo e os boatos que afirmam que você esta inelegível, o que é verdade é o que é mentira?

Alexandre- Você está certa ao dizer que é boato, porque essa história de que eu estou inelegível e que não posso pleitear uma eleição, não passa de boatos, o processo existe sim, isso é fato, mas ainda está tramitando. Eu não tenho problemas com a justiça e se assim for da vontade de Deus, do povo e do meu grupo, sairei sim candidato. Esse processo não era para ter ido para frente, confiei nos advogados da época, que relaxaram, não deram importância ao processo. Mas se Deus quiser vai dar tudo certo, estou confiante {risos}.

03. Caso você não possa sair candidato, o grupo já tem um outro nome?

Alexandre- Sim, claro, e temos bons nomes como, por exemplo, o nome da minha mãe Shirley, de pessoas ligadas aos meus tios deputado federal Paes Landim e ex-prefeito Murilo, que também estão nos apoiando.

04. E quanto às alianças? Já estão em conversação com outros grupos e lideres políticos?

Alexandre- As alianças já estão se formando, e em ritmo acelerado, estamos procurando e sendo procurados, por pessoas que querem fortalecer o grupo. Contamos com o apoio do deputado Federal Paes Landim, do ex-prefeito Murilo, de alguns vereadores, exemplificando, o vereador Vitório Henrique, que está marchando conosco e estamos em conversação com outros grupos políticos de São João do PI e com alguns ex- vereadores também.

05. Alexandre como você avalia a gestão do prefeito Gil Carlos?

Alexandre- Gil Carlos ainda não mostrou ao sanjoanense, para que veio, a tão prometida mudança, que foi falada nos palanques do Gil Carlos, ainda não chegou e nem sei se chegará a São João do PI, nesses quase três anos de gestão não existe nenhuma obra de grande impacto na cidade. O que observo é que foram feitas pequenas reformas e melhorias com o dinheiro do povo, dinheiro do IPTU. Então, quem de fato está fazendo as pequenas obras é o povo e não o gestor. São João do Piauí, precisa de obras que cause impacto, que contribua para uma melhoria de vida dos sanjoanenses. Cadê a saúde? Onde estão as melhorias na saúde. Ele prometeu isso, ate eu achei que essas melhorias iriam chegar, já que ele é médico, e a saúde deveria ser sua bandeira, sua marca.

Observo com tristeza, as dificuldades das vitimas e das famílias da vitimas de acidente que tem que percorrer 500 km ate Teresina para receber atendimento de um médico ortopedista. Isso é um absurdo! Se o cidadão tiver uma pequena fratura no pé, tem que ser transferido ate Teresina para ser atendido por um especialista e se for algo mais complexo, corre ate o risco de morrer no meio do caminho, por conta da distância. A vinda de um médico ortopedista é um dos grandes desejos dos sanjoanenses, que eu pensei que iria ser realizado pelo gestor.

O que eu ouço da gestão do Gil Carlos, é só reclamação. Reclamam da saúde, da educação, da assistência social. O povo está insatisfeito, o povo apostou no Gil Carlos e está tendo a expectativa frustrada. Os colegas médicos reclamam da remuneração, são mal pagos, não existe assistência social no município, os pobres estão esquecidos em São João do PI, não existe diálogo entre as classes, greve virou um assunto rotineiro em São João, falta médicos especialistas, falta medicação, é preciso, diminuir as transferências para a capital, dentre outras necessidade que precisam ser resolvidas.

Á mobilidade também é outro problema em S. João, quantos metros de calçamento foram feitos? É incrível, uma cidade do porte de São João não tem asfalto em uma via.

A única mudança que teve foi no pagamento do salário mínimo aos servidores, embora a Prefeitura esteja pagando o salario mínimo, por outro lado o dinheiro deixou de circular na cidade. São João, está quebrada. Os comerciantes reclamam da quebradeira e é incrível a quantidade de casas que estão à venda na cidade, as pessoas estão se mudando para buscar subsistência em outras cidades.

06. Fazendo um comparativo das gestões do ex-prefeito Roberth Landim e da gestão do atual prefeito Gil Carlos, na sua ótica, existe alguma diferença?

Alexandre- Analisando a gestão do Gil Carlos, com a gestão do ex-prefeito Roberth Landim, em minha opinião, está na mesma, no continuísmo, não vejo mudança alguma em São João do PI, e o sentimento do povo também não mudou, continua o mesmo desejo de mudança, de melhorias.

07. Alexandre, observa-se que você tem um sonho ou uma vaidade de ser prefeito de São João do PI

Alexandre- Não é por vaidade, não sobrevivo de politica, tenho uma profissão consolidada, é por amor, um sonho mesmo. Meu desejo é poder ajudar de alguma forma o povo dessa terra, e se for como prefeito, melhor. É aqui que está meu DNA, sonho em ver o desenvolvimento chegar a São João do Piauí, sonho em vê as pessoas da minha cidade mais felizes, mais prósperas.

08. Você deu uma sumida, desde o inicio desse ano, o que provocou comentários, algumas pessoas até passaram a achar que você perdeu o interesse em disputar a eleição?

Alexandre- Me ausentei um pouco, mas foi por uma causa justa, estou fazendo especialização de emergência pediátrica em Teresina, e posteriormente, radiologia e residência, e tive inclusive de deixar de atender em alguns municípios da região. Sempre que posso venho a São João rever os amigos, não deixo essa terra, é aqui que está os amigos e as pessoas que amo.

09. E o seu relacionamento com o deputado Santana, continuam afinados?

Alexandre- {Risos} Muito afinado, Santana é preocupado com a união do grupo, e vai ter participação fundamental nas decisões que o grupo tomar daqui para frente.

10. Alexandre, o site agradece pela disponibilidade e nos colocamos a disposição para quaisquer esclarecimentos que você queira prestar aos sanjoanenses?

Alexandre- Eu agradeço a este meio de comunicação, que tanto serve aos sanjoanense como propagador de informação, e quero aproveitar este espaço, para deixar um abraço fraterno em cada sanjoanenses e dizer que eu estou entre os que querem o melhor para esta cidade. Sei que os políticos estão desacreditados, e o povo tem razão em estar com este sentimento de descrença, mais não podemos perder a esperança ainda existem bons políticos, pessoas comprometidas em melhorar a vida de outras pessoas.


POR SOCORRO PEREIRA/ RAULINO CAMPELLI.

Viewing all articles
Browse latest Browse all 1135