Quantcast
Channel: O Melhor Do Piauí
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1135

Orquestra Sanfônica de Teresina é uma homenagem a Dominguinhos

$
0
0
Grupo criado pela FCMC leva o nome do cantor e foi idealizado pelo seu amigo, Lázaro do Piauí.

A música brasileira sofreu um duro golpe nessa terça-feira (23). Faleceu o cantor Dominguinhos, aos 72 anos, vítima de um câncer no pulmão. Ele era considerado por muitos como o sanfoneiro mais importante do país, herdeiro de Luiz Gonzaga. Em todo o Brasil e aqui também em Teresina os músicos e a população em geral lamentam a morte do artista.

Orquestra Sanfônica de Teresina é uma homenagem a Dominguinhos (Créditos: Divulgação)

Há alguns meses a Prefeitura de Teresina, através da Fundação Cultural Monsenhor Chaves, criou um projeto musical que também serviu para homenagear o cantor. Estamos falando da Orquestra Sanfônica de Teresina “Seu Dominguinhos”, idealizada pelo presidente da FCMC, Lázaro do Piauí. Ela é formada por sanfoneiros da região e foi lançada oficialmente durante as festas juninas da cidade. “Nosso objetivo foi fazer uma homenagem ainda em vida a um dos maiores artistas da música popular brasileira. Uma orquestra de sanfoneiros não poderia ter um nome mais apropriado. Ele é um ídolo para todos os nossos músicos”, explica

A Orquestra Sanfônica de Teresina vem se apresentando em diversas casas de shows do Piauí e até em outros estados. Formada por cerca de 20 músicos e comandada pelo maestro Ivan Silva, tem em seu repertório muitas canções de Dominguinhos. A orquestra conta com músicos de Teresina e de algumas cidades do interior, como Campo Maior e União. Além da diversidade de estilos, chama atenção também a variedade de idades. O grupo conta com sanfoneiros jovens como o pequeno Isac do Acordeon, com apenas 10 anos. E também tem veteranos como Francisco Alves, o “Muriçoca”, com 63 anos, um dos mais velhos da orquestra.

José Domingos de Morais nasceu em Garanhuns, no agreste de Pernambuco. Conheceu Luiz Gonzaga com 8 anos. Aos 13 anos, morando no Rio, ganhou a primeira sanfona do Rei do Baião, que três anos mais tarde o consagrou como herdeiro artístico. Instrumentista, cantor e compositor, Dominguinhos ganhou em 2002 o Grammy Latino com o “CD Chegando de Mansinho”. Ao longo da carreira, fez parcerias de sucesso com músicos como Gilberto Gil, Chico Buarque, Anastácia e Djavan.

Lázaro do Piauí teve a honra de cantar e tocar com Dominguinhos em vários momentos de sua carreira, chegando até a gravar com o músico pernambucano em seu disco. Tanto que o cantor piauiense chegou a compor e gravar uma música em homenagem ao amigo, chamada “Forró Porreta - Pra Seu Dominguinhos”. Para o presidente da FCMC, a homenagem a Dominguinhos por parte dos músicos teresinenses deve ir muito além do nome na orquestra. “Dominguinhos não estará conosco apenas no nome desse grupo, ele faz parte da formação musical de todos esses sanfoneiros. O legado dele é inesgotável, suas músicas e seu estilo serão sempre uma inspiração para todos nós”, ressalta.





Fonte: Ascom/PMT

Viewing all articles
Browse latest Browse all 1135