Quantcast
Channel: O Melhor Do Piauí
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1135

Ceará já invadiu 432 Km² do Piauí, diz deputado

$
0
0
O deputado Antonio Uchôa (PTB) questionou o discurso do deputado Neném Coelho, que integra a comissão de litígio do Estado do Ceará, na quarta-feira passada, “fala essa que, eticamente, deixa muito a desejar”, segundo o parlamentar do PDT.

Deputado Antônio Uchôa  (Foto: Asscom Alepi/Caio Bruno)
Deputado Antônio Uchôa  (Foto: Asscom Alepi/Caio Bruno).

“Isso (que foi dito pelo deputado) não é verdade. Nunca participei dessas comissões, inclusive o deputado Neném deveria melhorar sua assessoria, ao afirmar que o Piauí perdeu o direito de reclamar.

O Piauí entrou na hora certa com a ação para que a União entre nessa discussão. O deputado está desinformado ao afirmar que o Ceará teria cedido parte do litoral ao Piauí em troca de um território no interior. Está claro no decreto imperial que o Rio Timonha era o limite entre o Ceará e o Piauí. Amarração, portanto, nunca foi do Ceará”.

Uchôa fez um resgate da história, mostrando que o território revindicado pelo Piauí sempre pertenceu ao Piauí. E que os 9.100 Km de território e todas as nascentes do rio Poti foram cedidos ao Ceará, em troca de parte do litoral que foi ocupado por aquele estado.

“Não satisfeito, o Ceará já entrou em área após a região do litígio”, reclamou. “A invasão perfaz 432 Km² após a área de litígio. Somadas, o Piauí perdeu de terras em município mais de 18.120 Km² para o Cerará, o que equivale ao território de Sergipe”, lembrou.

“Não existe litígio, mas uma invasão silenciosa do Ceará no território do Piauí, já que há um decreto imperial definindo os limites dos territórios dos dois estados”, afirmou.



Por Paulo Pincel

Viewing all articles
Browse latest Browse all 1135