Quantcast
Channel: O Melhor Do Piauí
Viewing all 1135 articles
Browse latest View live

Curso de medicina passará de 6 para 8 anos de duração

$
0
0
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou nesta segunda-feira (8) a elevação da carga horária dos cursos de medicina da rede pública e privada do país de 6 para 8 anos de duração. A partir de janeiro de 2015, os estudantes que ingressarem nas faculdades de medicina terão de cumprir obrigatoriamente um ciclo de dois anos da grade curricular no Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo Mercadante, a experiência no SUS vai “humanizar” a formação universitária.

A medida foi prontamente criticada por entidades da classe médica, que consideram que ela pode "favorecer a exploração". "Trata-se de uma manobra, que favorece a exploração de mão de obra. Não se pode esquecer que os estudantes já realizam estágios nas últimas etapas de sua graduação e depois passam de três a cinco anos em cursos de residência médica, geralmente em unidades vinculadas ao SUS", declararam a Associação Médica Brasileira (AMB), a Associação Nacional de Médicos Residentes (ANMR), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Federação Nacional dos Médicos (Fenam), em carta conjunta.

A alteração no currículo do curso de medicina foi divulgada durante a cerimônia de lançamento do programa “Mais Médicos”, que visa a ampliar as vagas de medicina no país e atrair profissionais para áreas que carecem de atendimento. O evento, realizado no Palácio do Planalto, teve a presença da presidente Dilma Rousseff.

“Estamos propondo criar um segundo ciclo de graduação. Todos os estudantes de medicina, depois dos seis anos de graduação, ficariam dois anos trabalhando na saúde popular no SUS”, disse Mercadante no lançamento do programa federal.

Para realizar o ciclo adicional de formação no SUS, informou o titular da Educação, os alunos vão receber uma bolsa custeada pelo governo federal, além de uma autorização provisória para exercício da medicina. As instituições de ensino terão de oferecer acompanhamento e supervisão nas especialidades.

"Eles vão receber bolsa de estudo para fazer este trabalhão e esse período poderá ser usado como residência médica. Ele vai terminar a sua formação trabalhando no Sistema Único de Saúde, dando sua contribuição, humanizando”, ressaltou.

Como a bolsa será paga pelo governo federal, durante esse ciclo de estudo os alunos que estudarem em universidades privadas deverão ficar isentos da mensalidade.

Mercadante destacou ainda no discurso que, para fixar médicos nas periferias de grandes cidades e no interior das regiões Norte e Nordeste, é preciso criar vagas de medicina e residência nessas regiões. A meta do Executivo é criar 11,44 mil vagas em universidades públicas e privadas até 2017, com enfoque para as regiões pobres.

“Não basta abrir cursos de medicina para fixar o médico na região. É preciso residência médica e políticas na área de saúde. De outro lado, os estados que concentram grande número de residência atraem médicos de outros estados. É o caso de São Paulo, que tem baixa oferta de curso de medicina, mas muitas residências médicas”, afirmou Mercadante.

Em seu discurso na solenidade, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ressaltou que a iniciativa lançada pelo governo federal já foi adotada por outros países, gerando “impactos muito positivos”, como no caso da Inglaterra.

“O Brasil propõe ao Congresso Nacional que a gente adote o modelo inglês para aprimorar a formação dos nossos médicos”, destacou.



Fonte: G1

Fiscalização apreende placas de propaganda irregulares em Teresina

$
0
0
Uma operação realizada pela Gerência de Fiscalização da Superintendência de Desenvolvimento Urbano Centro/Norte apreendeu diversas placas e cavaletes de publicidade nesse fim de semana em Teresina. Todas estavam afixadas em locais proibidos, como árvores, paradas de ônibus e postes.

"Muitos têm insistido com o erro e voltam a colocar o material nas ruas. Mas não vamos encerrar esse trabalho. Todas as placas e cavaletes que forem colocados em locais proibidos, nós vamos retirar", garantiu o gerente de Controle e Fiscalização da SDU Centro/Norte, Alexandre Mariano.

Outros formatos de publicidade também estão sendo fiscalizados, como outdoor, fachadas de lojas, totens e até muros residenciais. Nestes casos está sendo dado um prazo de 20 dias para a regularização. Para que isso aconteça o primeiro passo é buscar informações junto a SDU da região.

Quem não se regularizar após esses 20 dias de prazo será multado. A multa inicial é R$ 1.278,72. E se o problema persistir, depois de 30 dias essa multa será dobrada.

A próxima etapa, que segundo o gerente deve começar em breve, é apagar com tinta todas publicidades pintadas em locais proibidos (áreas públicas e demais locais sem a devida liberação). Vale lembrar que fazer esse tipo de publicidade em muros de residências ou outros prédios privados também precisa ter a licença da prefeitura e, portanto, os interessados devem procurar a Superintendência antes de fazer a pintura.

O superintendente da SDU Centro/Norte, João Pádua, ressalta que o objetivo desta ação é reduzir a poluição visual da cidade. "E a medida mais correta para isso é retirando o que é proibido e regularizando todos os demais casos", destacou.




Fonte: G1

OAB-PI questiona atuação de juíza na cidade de Oeiras

$
0
0
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, Willian Guimarães, se reuniu com o presidente do Tribunal Regional do Trabalho 22ª Região (TRT-PI), desembargador Meton Marques, para solicitar providências quanto aos procedimentos da juíza titular da Vara do Trabalho de Oeiras. Também participaram da reunião a presidente e a secretária geral da Subseção de Oeiras, Leidiane Rego e Rosa Meneses, respectivamente, além do assessor jurídico da OAB-PI, Danilo Rocha.

No início deste mês, a seccional piauiense da Ordem protocolou pedido de providências para tornar sem efeito ato da juíza que impede o acesso de pessoas às dependências internas da Vara do Trabalho de Oeiras. Além disso, o ato determina que o atendimento às partes e aos advogados será realizado no Balcão.

De acordo com a presidente da Subseção de Oeiras, o cartaz com o aviso foi afixado na porta da Sala dos Advogados, estendendo aos profissionais da advocacia tal proibição. O acesso só seria permitido com autorização da juíza titular, do diretor de secretaria ou substituto.

Para o presidente da OAB-PI, Willian Guimarães, a medida é uma afronta ao Estatuto da Advocacia, lei federal que assegura o acesso livre do advogado às secretarias. “É importante ponderar, ainda, que o advogado não vai adentrar a secretaria para atrapalhar o trabalho do servidor. Quando ocorre, o acesso tem como finalidade tão somente a busca por informações. Não podemos permitir que situações como essa se perpetuem”, diz.

Outra reclamação diz respeito à rotina de audiências na Vara do Trabalho de Oeiras. Segundo Leidiane Rego, a juíza permanece na Comarca apenas uma semana por mês, na qual realiza audiências diariamente das 08h às 20h. Por causa do acúmulo de processos no período em que a magistrada não comparece à Vara, a pauta do dia chega a contar com 45 audiências com instrução completa, marcadas a cada 5 minutos, “número humanamente impossível”.

As dirigentes da Subseção sugeriram, então, que as audiências sejam realizadas durante duas semanas por mês, permitindo, assim, que a magistrada dê vazão aos processos com mais rapidez e atenda às partes e aos advogados. “Nós queremos que sejam realizadas audiências duas semanas ao mês, para que o advogado tenha acesso à magistrada”, solicita Leidiane Rego.

O juiz Carlos Wagner Cruz, presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 22ª Região (Amatra-PI), alega que o TRT-PI depara-se, atualmente, com o aumento da demanda nas Varas em relação ao número de juízes, o que faz com que alguns magistrados sejam lotados em mais de uma Vara.

O desembargador Meton Marques informou que entrará em contato com a magistrada a fim de buscar uma solução aos problemas apresentados pela seccional. Ademais, o presidente afirmou que o Tribunal irá realizar, no final deste mês, mais um concurso para a vaga de juiz, o que deverá minimizar os problemas relacionados à falta de magistrados do trabalho no Estado.

Horários de Atendimento

Na ocasião, Willian Guimarães cobrou a adequação do horário de atendimento do TRT-PI, levando em consideração liminar concedida pelo Supremo Tribunal Federal, através do ministro Luiz Fux, que determina que os tribunais e fóruns brasileiros não restrinjam o horário de atendimento aos advogados e ao público.

O presidente do TRT-PI, desembargador Meton Marques, afirmou que medidas já estão sendo tomadas no âmbito do Tribunal para que a liminar seja atendida com a maior brevidade possível.

Processo Judicial Eletrônico

Guimarães também relatou as dificuldades dos advogados que militam no interior do Estado em utilizar o sistema de Processo Judicial Eletrônico (PJe), que acontecem, principalmente, em decorrência da falta de internet adequada nessas regiões. Dessa forma, o advogado solicitou ao presidente do TRT-PI que seja disponibilizado um ponto de acesso à internet nas Salas dos Advogados das Varas do Trabalho onde o sistema já está em funcionamento.

“A Lei que dispõe sobre a informatização do processo judicial diz que a própria justiça dotará de meios para a utilização do sistema. Portanto, estamos solicitando ao Tribunal um ponto de acesso à internet nas Salas dos Advogados situadas no interior das Varas do Trabalho”, explica o presidente da OAB-PI.




Fonte: O Dia

Ex-prefeita do Piauí se encontra na cadeia

$
0
0
A ex-prefeita de Marcos Parente, Juraci Alves Guimarães Rodrigues, foi condenada a 9 anos e 4 meses de reclusão em primeira instância em sentença confirmada pelo Tribunal de Justiça pela prática de peculato.

O mandato de prisão foi expedido na última sexta-feira (06) de julho, pelo desembargador Sebastião Martins.

A ex-prefeita resolveu se entregar a justiça na tarde de ontem acompanhada dos seus advogados e se encontra presa em cela da Polícia Civil de Floriano.

Cidade de Ilha Grande realiza manifestação por crime de Talia

$
0
0
Moradores de Ilha Grande realizarão nesta terça, 9 de julho, uma manifestação pedindo justiça pelo crime cruel que tirou a vida da jovem Talia Cristina Araújo dos Anjos no último dia 3 de julho no Santuário da Mãe dos Pobres.

A morte da jovem comoveu a todos e o povo está organizando esta caminhada de caráter pacífico...

A caminhada terá seu início em frente a Delegacia de Ilha Grande localizada na Avenida Martins Ribeiro (próxima ao Cemitério) onde o manifestantes irão pedir uma resposta por tal crime e pedirão por mais segurança na cidade! Em seguida a caminhada irá para a praça Nossa Senhora da Conceição no centro da cidade e logo após será celebrada a Missa de sétimo dia no Santuário da Mãe dos Pobres e Senhora do Piauí às 18h!




Fonte: Proparnaiba

Bandidos assaltam Insinuante em Teresina

$
0
0
Dois homens armados assaltaram por volta das 9h desta terça-feira (9) uma loja de eletrodomésticos e eletrônicos localizada na Rua Simplício Mendes, Centro de Teresina. Durante a ação os criminosos levaram celulares, tablets, aparelhos de GPS, câmeras fotográficas e som automotivo. Pelo menos R$ 10 mil foram levados em produtos.

A vitrine alvo da ação dos criminosos fica próximo à entrada da loja e ficou praticamente vazia após o assalto. Apenas os suportes para os celulares e placas de preços foram deixadas no local. A Rua Simplício Mendes, também conhecida como 'calçadão' é um dos corredores mais movimentados do centro comercial de Teresina.

De acordo com um vendedor, que não quis revelar o seu nome, um dos criminosos chegou a encostar a arma no sua barriga ao anunciar o assalto. “Foi tudo muito rápido, mas para mim a ação durou uma eternidade. Eles levaram tudo que estava na vitrine. Colocaram os aparelhos em uma mochila e saíram em uma moto que já estava parada em frente a loja”, relatou.

A ação dos bandidos foi vista por vários comerciantes da região e por outros vendedores da loja. O assalto aconteceu uma hora após o centro comercial foi aberto.

Segundo o gerente do estabelecimento, que também preferiu não revelar a sua identidade, não havia policiamento na rua durante a ação dos assaltantes. “Aqui no centro não tem mais policiamento. Só vejo uma viatura fazendo a ronda e isso não é suficiente para dar segurança para toda essa região. Após a abertura dessa rua para a passagem de veículos aumentou ainda mais a insegurança”, disse.

A polícia militar foi acionada, mas até a publicação da reportagem ainda não havia informações sobre o paradeiro dos criminosos.

Na sexta-feira (5) uma outra loja de eletrodomésticos e eletrônicos também foi assaltada no Centro de Teresina e os bandidos fugiram levando vários aparelhos celulares.



Fonte: G1

Caminhão Digital já qualificou cerca de 50 mil pessoas no Piauí

$
0
0
Atualmente, quatro estão funcionando unidades em Teresina, Cajazeiras, São João do Piauí e a partir de segunda, começam aulas em Parnaíba..



Desde que foi implantado no Piauí, o Projeto Caminhão Digital já qualificou quase 50 mil pessoas com curso de informática básica. Agora, o projeto foi retomado e quatro caminhões estão em atuação no estado, nas cidades de Teresina (Parque Lagoas do Norte), Cajazeiras, São João do Piauí e, a partir da segunda-feira, outra unidade estará em Parnaíba. Nas quatro cidades, 1.120 jovens fazem atualmente qualificação para o mercado de trabalho.

Segundo Cleiton Queiroz, coordenador do Caminhão Digital, cada unidade atende 280 alunos, divididos em cinco turmas, sendo três funcionando às segundas e quartas, mais três às terças e quintas, em horários diferenciados, de 8h às 11h, 14h às 17h e de 18h às 21h. Uma outra turma funciona em regime de intensivão, às sextas-feiras, das 7h às 12h.

“Em cada horário, são 40 alunos, que frequentam aulas duas vezes por semana, com exceção de sexta, em que o aluno faz o curso de forma intensiva”, explica o professor, declarando ainda que é ministrado conteúdo de informática básica, com acréscimo de outros temas, como software livre.

Cleiton afirma ainda que há uma grande demanda no estado, com solicitação de vários municípios e para atender a todas as regiões, a Secretaria da Assistência Social e Cidadania, que coordena o projeto, tem um cronograma para contemplar municípios de todos os territórios da cidadania.

Com grande número de solicitações, Cleiton esclarece que são levados em conta alguns critérios, como atendimento a pessoas com vulnerabilidade social, municípios com baixo IDH e beneficiários do Programa Bolsa Família.

“O objetivo é qualificar o jovem para o mercado de trabalho”, diz Cleiton, afirmando ainda que cada caminhão tem 20m de comprimento, 6m de largura, rampa de acesso e 20 computadores.




Por: Isabel Cardoso/CCOM

Mais de 1.800 acidentes são registrados em Teresina só no primeiro semestre

$
0
0
Homens são os que mais se envolvem em acidentes.

Ao longo do primeiro semestre de 2013, foram registrados 1.803 acidentes em Teresina, de acordo com a Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (Ciptran). Destes, 727 se configuram como acidentes com vítimas e 1.076 como acidentes sem vítimas.

Durante o período, 841 pessoas ficaram feridas e 30 foram a óbito. A faixa etária preponderante entre as vítimas fatais e feridas, bem como condutores é de 30 a 59 anos. Os homens são os que mais se envolvem em acidentes e o tipo de acidente mais comum é a colisão, com 1.328 ocorrências.

Junho
A Ciptran registrou 307 acidentes em Teresina, no mês de junho, sendo 120 acidentes com vítimas e 187 acidentes sem vítimas. O automóvel foi o veículo com o maior índice de envolvimento de acidentes, representando 40,50% do total nos acidentes com vítimas e 66,63% nos acidentes sem vítimas.

O mapa indica que 134 pessoas foram feridas em acidentes, os homens foram a maioria dos feridos com 61,19%, a faixa mais incidente é a dos 30 a 59 anos. Os dias da semana com o maior índice de acidentes foram o sábado e terça-feira. E o horário com maior frequência foi das 16h às 17h.

A via com o maior número de acidentes foi a Avenida Higino Cunha com oito acidentes. O cruzamento com maior incidência foi a Avenida Dom Severino e a Rua Aviador Irapuan Rocha.




Fonte: Ascom Detran

Brasil registra 102,3 milhões de internautas no primeiro semestre

$
0
0
Ibope considerou pessoas a partir de 16 anos e acesso à rede móvel de computadores em qualquer lugar.

O número de usuários de internet no Brasil chegou a 102,3 milhões de pessoas no primeiro trimestre deste ano. Um crescimento de 9% em relação ao terceiro trimestre do ano passado, quando totalizava 94,2 milhões de internautas.

As informações são do Ibope Media, que divulgou no final da tarde da quarta-feira (11/07) os dados deste novo levantamento.

Para chegar a este total, o Ibope considerou pessoas com idade a partir de 16 anos e acesso à rede móvel de computadores em qualquer lugar (domicílios, trabalho, escolas, lan houses e outros locais). Além deles, também foram consideradas as crianças com idades entre 2 e 15 anos, que têm acesso à internet em suas casas.

“É a massificação do acesso e o processo de democratização da informação, cultura e educação”, comentou Janette Shigenawa, diretora do Ibope Nielsen Online, no lançamento da pesquisa. “É a demonstração de que há, no Brasil, um público relevante consumindo, interagindo e comentando informações sobre as marcas e os produtos nesse novo mundo digital”.

Domicílios

De acordo com a mesma pesquisa é cada vez maior o número de pessoas no Brasil com acesso a internet na própria casa ou no ambiente de trabalho.

No terceiro trimestre de 2012, eram 68 milhões estes internautas. No trimestre seguinte, chegaram a 72,7 milhões; e agora, no segundo trimestre de 2013 já totalizam 76,6 milhões, um avanço de 12,6% ao período final de 2012.

Quando se consideram apenas os usuários ativos de internet, o Brasil alcançou a marca de 56,4 milhões em casa ou no trabalho no mês de maio deste ano, um total 5% maior que no mês anterior.

Já na categoria exclusivamente domicílios, o número de usuários ativos no período foi de 47,1 milhões.



Fonte: Com informações de OPovo.online

Divulgado o Edital do 15º Concurso para Juiz Federal Substituto da 1ª Região

$
0
0
O Edital de Abertura do 15º Concurso para Juiz Federal Substituto da 1ª Região foi publicado no último dia 5 de julho. A Comissão de Concurso do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em conjunto com o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE/UnB), serão os responsáveis pela execução do concurso.

A seleção para preenchimento das 81 vagas existentes no cargo de Juiz Federal Substituto da 1ª Região, e de outras vagas que surgirem durante o prazo de validade do certame, reservadas 5 % delas aos candidatos com deficiência, será feita em cinco etapas eliminatórias: uma prova objetiva; duas provas escritas; verificação, pela comissão de concurso, quanto à inscrição definitiva, sindicância da vida pregressa e investigação social, exame de sanidade física e mental e exame psicotécnico dos candidatos; prova oral; e avaliação de títulos.

As inscrições preliminares poderão ser realizadas a partir das 10h do dia 17 de julho até as 23h59 do dia 15 de agosto de 2013 (horário de Brasília), pela internet. A inscrição definitiva ocorrerá após a segunda etapa do certame, momento em que os candidatos aprovados serão convocados, mediante edital, com pelo menos 15 dias de antecedência, para apresentar o requerimento.

CONFIRA O EDITAL


Viviane Bandeira - jornalistaSeção de Comunicação Social (SECOS)
Justiça Federal do Piauí

Deputado e prefeita buscam apoio federal para internacionalizar o turismo de Pedro II

$
0
0
A internacionalização do município de Pedro II como destino turístico foi assunto de reunião esta semana, em Brasília, entre o deputado federal Assis Carvalho (PT-PI), a prefeita Neuma Café, o secretário municipal de Infraestrutura e Habitação, Raimundo Nonato, técnicos e a presidente em exercício Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Kátia Bitencourt.

No encontro, foi debatida a internacionalização do município como destino turístico. Foram destacados eventos como o Festival de Inverno e o Dezembro Luz. Além disso, foi ressaltada a importância do município como turismo de negócios devido à produção da Opala, além do ecoturismo e o turismo de aventura. "Devemos ter eventos para atrair público permanente para o município. Temos potencial turístico e um público qualificado no Festival de Inverno", destacou o parlamentar.

Kátia Bitencourt destacou que o objetivo do Instituto é diversificar a oferta turística do Brasil e promover internacionalmente o que é único no país. Ela solicitou à prefeita que apresente um diagnóstico dos atrativos turísticos do município para que ela possa agendar uma visita técnica a Pedro II.

A prefeita ressaltou ainda que Pedro II faz parte da chamada"Rota das Emoções" e solicitou maior divulgação do município como destino turístico - o que a presidente se comprometeu a fazer.

Por fim, foi abordada a importância de trabalhar a taxa de ocupação em baixa temporada. Segundo Kátia Bitencourt, eventos e turismo de negócios são boas oportunidades de potencializar o turismo fora de temporada.


Municípios receberão mais recursos para atenção básica em saúde

$
0
0
Os municípios brasileiros receberão R$ 600 milhões a mais por ano para o Piso de Atenção Básica (PAB). Cada município passará a receber o aumento de R$ 2 per capita por ano. No Piauí, esse aumento significa que o município de Pedro II, por exemplo, que tem 37 mil habitantes (pelo último Censo IBGE), receberá R$ 74 mil a mais. A capital Teresina contará com o acréscimo de cerca de R$ 1,6 milhão anualmente.

Em outra medida destinada à saúde, serão repassados, de acordo com a presidenta, R$ 4 mil mensais a mais para a manutenção de postos de saúde e custeio das equipes de saúde nos municípios. Caso a equipe seja composta por profissionais de saúde bucal, haverá um acréscimo no repasse de R$2 mil a R$ 3,9 mil.

Dilma anunciou ainda que o governo federal vai transferir R$3 bilhões aos municípios para que possam prestar serviços de melhor qualidade à população. Os recursos serão liberados em duas parcelas: a primeira, em agosto deste ano, e a segunda, em abril de 2014.

A presidenta destacou ainda a importância do Pacto pela Saúde. Ela solicitou aos prefeitos que sejam parceiros do Programa Mais Médicos- que tem como objetivo levar esses profissionais para as periferias das grandes cidades e para os pequenos municípios.

Por fim, a presidenta anunciou mudanças no Minha Casa, Minha Vida. Agora as cidades com menos de 50 mil habitantes poderão participar do programa e oferecer moradia aos seus habitantes.





Novas fotos de Patrícia Ykko no Bella da Semana

De "micro shorts" preto Camila Vernaglia encanta como ring girl em Brasília

$
0
0

Os eventos MMA estão espalhados por todos os estados brasileiros com grande sucesso de público e mídia. Acompanhando esse sucesso um dos grandes destaques dos eventos e que chamam a atenção do público além das batalhas no octógono são lindíssimas ring girls.

O evento realizado ontem em Brasília "Shooto Brasília 41" o destaque de beleza ficou por conta da lindíssima modelo e bailarina Camila Vernaglia. A bela morena desfilou pelo octógono seu maravilhoso corpo em um micro shorts preto e com top branco deixando a mostra sua barriga chapada e um bumbum bem empinado. A bela deixou todos encantados com suas curvas e simpatia, a cada entrada da beldade no octógono platéia ficava eufórica.




Fotos/Divulgação: Mrk Web/Marcelo Sulz

Polícia Civil divulga nota ofcial sobre a Operação Alcateia

$
0
0
Confira a nota oficial divulgada pelo Presidente do Grupo de Repressão ao Crime Organizado - GRECO - da Polícia Civil do Piauí sobre o deflagramento da operação que culminou na prisão de várias pessoas acusadas de envolvimento com assaltos a clientes nas saídas de bancos em Teresina.

NOTA OFICIAL:

A POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO PIAUÍ, através do GRUPO DE REPRESSÃO AO CRIME ORGANIZADO – GRECO e do NÚCLEO DE INTELIGÊNCIA – NI, deflagrou, às 06 (seis) horas de hoje (16.07.13), a OPERAÇÃO “ALCATEIA”, com o objetivo de desarticular organização criminosa com atuação em Teresina-PI, José de Freitas-PI e Timon-MA.

No início deste ano ocorreu um roubo a caixas eletrônicos localizados no IPMT em Teresina – PI. A partir daí foram iniciadas investigações que terminaram na descoberta de um grupo criminoso responsável por diversos outros roubos, principalmente “saidinhas bancárias”.

Visando combater esta organização criminosa com atuação em Timon-MA, José Freitas – PI e Teresina – PI, o Grupo de Repressão ao Crime Organizado – GRECO desencadeou a operação ALCATEIA, que faz alusão ao substantivo coletivo, que significa quadrilha formada por ladrões/malfeitores.

Diante das provas coletadas no curso do Inquérito Policial, foram solicitados pelo GRECO e deferidos pelo JUÍZ DA 7ª VARA CRIMINAL DA COMARCA DE TERESINA-PI, Dr. Almir Abib Tajra Filho, 12 (doze) mandados de prisão preventiva e 12 (doze) mandados de busca e apreensão, cumpridos por aproximadamente 100 (cem) policiais civis, entre Delegados, Agentes e Escrivães de diversas unidades da POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO PIAUÍ E DO MARANHÃO, POLICIA MILITAR DO PIAUI, além do apoio operacional do Suporte de Operações Especiais – SOE, DEPRE, Delegacia Regional de Floriano – PI, e da RONE - Rondas Ostensivas de Natureza Especial).

Por fim, informo que será concedida entrevista coletiva, às 09h30, a ser realizada na sede da ACADEPOL, com a presença do Delegado Geral e dos Delegados do GRECO responsáveis pelas investigações.

Del. MENANDRO PEDRO LOPES DA LUZ
Presidente do Grupo de Repressão ao Crime Organizado - GRECO


Abin avalia que manifestações podem ser 'fonte de ameaça' à JMJ

$
0
0
A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) avalia que as manifestações de grupos de pressão – protestos espontâneos da sociedade, como os ocorridos em todo país no mês de junho -, configuram uma “fonte de ameaça” à Jornada Mundial da Juventude. O evento reunirá milhares de jovens católicos de vários lugares do mundo de 23 a 28 de julho, no Rio de Janeiro.
A avaliação da Abin consta em um painel de monitoramento do Centro de Inteligência Nacional, na sede da agência em Brasília, que foi aberta nesta terça-feira (16) para visitação de jornalistas a convite do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). O painel mostra seis “fontes de ameaça” à realização da jornada no Rio de Janeiro: incidentes de trânsito, crime organizado, organizações terroristas, movimentos reivindicatórios, grupos de pressão e criminalidade comum.

O item “grupos de pressão” é o único classificado pela agência com nível vermelho de alerta. “Diante das ações dessa fonte percebidas no país nos últimos meses, associadas às ações internacionais relacionadas à grandes eventos desse teor, considerou-se tendência de manifestação positiva durante o evento”, informa o painel.

Os “movimentos reivindicatórios”, que são protestos organizados de determinadas categorias, receberam alerta laranja. A Abin reconhece os recentes atos de caminhoneiros e de médicos - que se posicionaram contra o veto parcial da presidente Dilma Rousseff ao ato médico e a medida provisória que institui o programa “Mais Médicos”.

A agência avalia que “apesar de iniciativas de caminhoneiros, médicos e sindicatos variados promovendo manifestações/greves nas últimas semanas, não há subsídio suficiente para estabelecer tendência para esta fonte de ameaça”, segundo consta no painel do Centro de Inteligência Nacional.

O diretor do Departamento de Integração do Sistema Brasileiro de Inteligência, Carlos Ataídes, explicou que o painel é abastecido diariamente com informações vindas das centrais regionais de inteligência de todo o país. “Quando chega uma informação nova, ela é relatada e atualizada ali no painel. Ela aumenta, diminui, conforme a intensidade da situação que está sendo acompanhada”, disse o diretor.

O ministro do GSI, José Elito, disse que as análises de risco foram feitas com quase um ano de antecedência, principalmente no Rio de Janeiro. A Abin também monitora a cidade de Aparecida do Norte, em São Paulo, onde o Papa Francisco rezará uma missa na manhã de 24 de julho.

“Não é o caso de detalharmos coisas mais operacionais, mas não é uma análise de risco de apenas um ponto, é uma análise de toda a jornada como foi da Copa das Confederações.

E não só nos dias da jornada, mas também em dias antes, durante e depois desses grandes eventos”, explicou o ministro.

Apesar de a Abin reconhecer o risco das manifestações durante a jornada, Elito afirmou que esses protestos “não serão problema absolutamente”. “A manifestação são coisas que temos que encarar com total naturalidade e, claro, olhar, acompanhar para evitar que aquelas manifestações tenham uma repercussão a ponto de prejudicar um grande evento. Isso não vai acontecer”, afirmou.

“Acho que com essa prevenção, os planejamentos integrados como estamos e com uma inteligência também integrada a esse plano de segurança, acho que vai tudo correr muito bem”, declarou o ministro, que negou que o Estado coibirá as manifestações. “Pelo contrário, o que temos que fazer, claro, é apoiar”.

O ministro José Elito disse que o trabalho de criptografia das informações analisadas pela Abin é de “altíssimo nível” e que o sistema de inteligência integrada utilizado pelos ministérios da Defesa e da Justiça tem dado “bons resultados”. “Isso dá uma segurança bastante grande”, declarou.

O ministro afirmou que reuniões setoriais e periódicas vêm sendo feitas para que o governo não seja surpreendido em caso de ação terrorista, por exemplo. Elito, porém, não detalhou medidas preventivas. “Não se pode perguntar o que vai fazer, ter dúvidas do que vai fazer, por isso que bem antes de ter o evento já estávamos com os planejamentos sendo preparados, várias reuniões setoriais, várias reuniões preparatórias, para que não sejamos surpreendidos”, afirmou.

Papa

A Abin atuará em conjunto com as equipes de inteligência do Vaticano durante a estada do Papa no Brasil, de acordo com o ministro. Missões precursoras da sede da igreja católica já estiveram no Rio de Janeiro e em São Paulo para traçar linhas de ação diante de situações hipotéticas que podem ocorrer durante a visita do pontífice.

O ministro afirmou que, diante da decisão do Papa Francisco de usar um carro aberto durante seus trajetos pelo Rio de Janeiro, será necessário adotar medidas preventivas mais cuidadosas. O pontífice optou por utilizar jipes abertos, diferentemente do modelo tradicional do papamóvel, fechado e blindado. Os dois jipes, um branco e um verde, chegaram nesta segunda-feira ao Rio de Janeiro.

“Claro que as medidas preventivas têm de ser muito mais cuidadosas, detalhadas, mas se ele tem esse desejo e está sendo assim colocado, então certamente está se olhando minuciosamente o que pode ser feito para evitar uma situação qualquer constrangedora ao Papa”, afirmou Elito.



G1

Agência dos Correios de Miguel Alves é arrombada pela segunda vez neste ano

$
0
0

A agência dos Correios de Miguel Alves (a 110 km de Teresina) voltou a ser alvo dos assaltantes. Só que na manhã de ontem a agência foi arrombada e teve todo o dinheiro levado. Não foi divulgado o valor, mas é a segunda vez este ano que a agência é arrombada.

"Fizeram um buraco, entraram e desligaram o alarme"
Ao chegar para trabalhar, o gerente se deparou com um buraco na parede. A agência não conta com câmeras de segurança e tampouco possui um vigia. A Polícia Federal está à frente das investigações. Ainda não se sabe quantas pessoas estão envolvidas no crime e quanto foi levado pelos criminosos.

"Eles fizeram um buraco, entraram na agência e desligaram o alarme. O assalto aconteceu durante a madrugada. O gerente percebeu o que tinha acontecido quando chegou para trabalhar. Agora, as investigações estão sendo feitas pala Polícia Federal", relata o coronel Lindomar Castilho, comandante do Policiamento do Interior.

Miguel Alves foi alvo de um dos assaltos mais violentos no Estado. Foi lá que o gerente do Banco do Brasil, Ademyston Rodrigues Alves, foi morto durante tiroteio. Três assaltantes morreram no confronto com a Polícia.

A prefeita do município Salete Rego lamentou o arrombamento e disse que o Banco do Brasil só irá abrir as portas quando tiver garantia de segurança. "Já estive em Teresina em audiência com o governador e somente com reforço de segurança o banco voltará a funcionar".

Caixas eletrônicos -Neste final de semana, os bandidos explodiram um caixa eletrônico instalado em uma faculdade. Até o momento a Policia não conseguiu identificar os criminosos. Na semana passada, mais três caixas foram explodidos em três agências de cidades diferentes no Piauí. Ontem, o comandante de Policiamento da Capital, coronel Alberto Meneses, comentava a falta de segurança nestes estabelecimentos que movimentam grande quantia de dinheiro e não contam com segurança.

O coronel fez questão de dizer que a Polícia Militar tem feito o seu papel de policiamento ostensivo, mas que é preciso que se revejam os critérios para instalação destes caixas eletrônicos. Mesmo assim, o coronel disse que o patrulhamento será reforçado em locais de Teresina onde há caixas eletrônicos.



Fonte: Diário do Povo

2º lote de restituição do IR 2013 começa a ser pago

$
0
0

A Receita Federal começa a pagar nesta segunda- feira (15) o 2º lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2013 e lotes residuais que abrangem o período de 2008 a 2012. No Piauí8.482 contribuintes serão beneficiados, totalizando R$11.360.635,21. No lote de 2013, os valores foram corrigidos em 2,21%.

De acordo com o delegado substituto da Receita Federal em Teresina,Eudimar Alves Ferreira, as restituições estarão disponíveis nos bancos durante um ano

“O crédito das restituições ficará disponível por um ano nas instituições bancárias. O contribuinte que não fizer o resgate nesse prazo deverá requerê-la pela internet, por meio do formulário eletrônico Pedido de Pagamento de Restituição ou diretamente noe-CAC, no serviço de declaração do IRPF. ”, destacou o delegado.

A Receita faz pagamento da restituição em sete lotes que são liberados por volta do 15º dia útil de cada mês. Em todo o Brasil serão pagos R$ 1,4 bilhão a 1.113.668de contribuintes.

NoEstado do Piauí, para o exercício de 2013, serão creditadas restituições para um total de 8.195 contribuintes, totalizando R$10.743.151,66. Já para o exercício de 2012, serão creditadasrestituições para 141 contribuintes, totalizando R$ 359.335,52.

Quanto ao lote residual do exercício de 2011 serão creditadas restituições para 72 contribuintes, totalizando R$ 111.283,57. Com relação ao lote residual do exercício de 2010, serão creditadas restituições para 40 contribuintes, totalizando R$ 39.291,15. Para o lote residual de 2009 serão creditadas restituições para 21 contribuintes totalizando R$ 79.974,95 e para o lote residual de 2008 ,13contribuintes serão beneficiados totalizando R$ 27.598,36.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessara página da receita na internet (http://www.receita.fazenda.gov.br)ou ligar para a o número 146. Este segundo lote poderá ser consultado, ainda, por dispositivos móveis como tablets smartphones, através de aplicativo disponível na página da Receita na internet.

“Quem não consta desses lotes, é importante consultar o Extrato do Processamento da DIRPF no site da Receita a fim de saber se incidiram em Malha Fiscal ou se a declaração está aguardando liberação. Se for o caso de Malha, o contribuinte deve providenciar a correção e regularização de sua declaração", finalizou o delegado Eudimar Alves Ferreira.

O extrato da declaração é disponibilizado no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) onde se encontram outras informações relativas ao Imposto de Renda.



Assessoria de Comunicação da Delegacia da Receita Federal em Teresina
Mayara Araújo
8874-0862/9920-8676/3215-8087

Polícia fecha boca de fumo em Picos e apreende dinheiro e drogas

$
0
0
A Polícia Civil do Piauí, com o apoio operacional da PM, fechou dois pontos de venda de drogas na cidade de Picos. Em ação sincronizada das polícias o pontos foram identificados e fechados em menos de 24 horas. O primeiro foi abordado na noite desta quarta - feira (17), no bairro Paroquial, na Rua João Paulo II, por volta das 21h40. Na oportunidade, um homem de iniciais J. L. D. A. foi preso em sua residência. Com o acusado foi encontrado grande quantidade de maconha, além de R$ 34,50 e três telefones celulares.

“Nós recebemos muitas denúncias de que naquela rua existiam pontos de venda de drogas. Então, a gente passou a tarde acompanhando a movimentação e, à noite, quando um usuário foi em busca de adquirir o entorpecente, decidimos fazer a abordagem e encontramos a droga”, disse o delegado, Tales Gomes.

Já nesta quinta - feira, dia 18, no final da manhã, em nova ação conjunta, as polícias Civil e Militar estouraram uma boca de fumo localizada na rua São João da Canabrava, bairro Parque de Exposição. Na ação, a polícia prendeu mais três pessoas identificadas pelas iniciais M. D. O. F., de 36 anos, A. C. C. D. S., de 34 anos e C. D. O. F., de 33 anos. No local, foram apreendidos 18 pedras pequenas de crack, seis pedras grandes de crack, além de sete aparelhos de telefone celulares e R$ 1.480,00.





Fonte: Polícia Civil

Sarah é ouro no Grand Slan de Moscou

$
0
0
A judoca Sarah Menezes ganhou medalha de ouro no Grand Slan de Moscou, a piauiense veceu Otgontsetseg Galdabrakh, judoca da Mongólia.

O campeonato tem o peso de 500 pontos na disputa do Ranking Mundial.Com o título, piauiense campeão olímpica mantém a liderança no topo da categoria para atletas de até 48kg.


Viewing all 1135 articles
Browse latest View live